Este estudo apresenta reflexões acerca das contribuições das produções científicas de estudantes da escola básica envolvidos em projetos de investigação. O objetivo deste artigo analisar estas contribuições na formação e na educação científica de estudantes da escola básica, bolsistas inseridos em projetos de pesquisa que envolvem parcerias Universidade-Escola. Os projetos avaliados foram: a) Programa de Iniciação em Ciências, Matemática, Engenharias, Tecnologias Criativas e Letras (PICMEL) – fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; b) Chamada MCTI/CNPq/SECIS Feiras de Ciências e Mostras Científicas que fomenta bolsas de Iniciação científica (BIC-Junior) para Ensino Fundamental, Médio e Técnico; c) Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (Pibic-EM/CNPq). Constatou-se a importância de ações que envolvam estudantes da educação básica para a sua formação científica.