Este estudo diz respeito à temática sobre o processo de alfabetização e letramento. Busca-se analisar esse processo, no ano de 2020, no ensino remoto emergencial, devido à pandemia por Covid-19. A alfabetização e letramento sempre representaram um desafio tanto aos educadores como aos educandos, em virtude de sua complexidade. Com a pandemia, esse desafio foi ainda maior uma vez que as aulas ocorreram remotamente e, consequentemente, pode comprometer consideravelmente a vida escolar das crianças. Esse ano chegou com algo inédito, no campo da saúde, e surpreendeu todos. Houve fechamentos de vários estabelecimentos, entre eles as escolas. À vista disso, os modos de educar tiveram que se adequar a essa situação incomum, sempre buscando soluções, para minimizar os efeitos causados pelas aulas não presenciais, então, o ensino remoto surge como alternativa. Isso posto, é objetivo deste trabalho compreender como ocorreu o processo de alfabetização e letramento de crianças, no ensino regular, naquele momento histórico. Para isso, utiliza-se a pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa. Busca-se, dessa forma, em produções científicas, o que foi estudado até o momento, em relação ao tema desta pesquisa. Nesse sentido, compreendendo a importância que assume os processos indissociáveis entre alfabetização e letramento, no início da escolarização formal das crianças, e que alfabetizar vai muito além de ler e escrever, durante as aulas remotas, pôde-se perceber que, ao professor alfabetizador coube a tarefa de oferecer as possibilidades de ensino com as muitas dificuldades de promoção da aprendizagem, à família, apoiar os estudos da criança, organizar o espaço e colaborar da melhor maneira. No entanto, a partir da impossibilidade do olhar presente e atento do professor alfabetizador, muito ficou por ser ensinado e aprendido. É preciso que se siga atento às fragilidades, decorrentes do processo, com políticas públicas, planejamentos, que possam colaborar para amenizar os prejuízos decorrentes do momento pandêmico vivenciado.