A educação das pessoas com deficiência surgiu de forma solidária, buscando assegurar o direito a esses estudantes em frequentar a escola regular. Nos processos de inclusão educacional, quando o discente chega à instituição de ensino, é necessário um trabalho colaborativo entre o professor especialista, o professor da sala de aula regular e os demais envolvidos no processo educacional para a compreensão das necessidades especificas dos estudantes, visando o desenvolvimento da aprendizagem. No campo empírico da presente pesquisa, o campus Cajazeiras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), existe o setor de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas, (NAPNE), núcleo consultivo e executivo de acompanhamento, apoio e atendimento às pessoas com necessidades específicas, com ordenação multidisciplinar, que objetiva promover políticas inclusivas em todo o ambiente e processo de escolarização. Entre os profissionais envolvidos no processo educacional, estão os monitores. O Programa de Iniciação ao Trabalho – Monitoria para Suporte ao Núcleo de Atendimento às Pessoas com necessidades especiais específicas – propõe-se a estimular a iniciação à docência, promovendo a cooperação entre professores e alunos em formação inicial. Atualmente o NAPNE conta com 10 (dez) monitores para auxiliar os estudantes nas disciplinas de Física, Química, Matemática e Português. Entre os estudantes atendidos tem-se deficiência Auditiva; deficiência Visual (baixa visão); transtorno do Espectro Autista (TEA); deficiência intelectual e Transtorno do Déficit de atenção e Hiperatividade (TDHA). No retorno à presencialidade pós-pandemia estão sendo aplicadas metodologias de aprendizagem ativa, mais especificamente o uso de jogos sérios, simulações e aprendizagem baseada em problemas, para o desenvolvimento da aprendizagem por esses discentes acompanhados, mostrando resultados positivos e diferenciados de desenvolvimento das atividades acadêmicas, compreensão dos conteúdos e motivação para a realização de tarefas escolares.