A presente pesquisa tem como objetivo central expor e analisar sobre como a utilização das produções cinematográficas pelos professores do ensino básico podem vir a ser recursos didáticos aliados no desenrolar do processo de ensino e aprendizagem. Essa perspectiva é capaz de conectar-se diretamente com o contexto vivido ou conhecido pelo aluno, além de possibilitar o enriquecimento sócio-político-cultural dos que estão envolvidos. Ademais, a utilização de recursos didáticos não convencionais, vinculados aos objetivos da aula, também possibilita a estruturação de um ambiente educativo propício a uma aprendizagem capaz de envolver e gerar, de modo efetivo, um sentido para o aluno. A metodologia aplicada para a construção deste trabalho está pautada em pesquisas bibliográficas com foco na reunião de obras que refletem sobre como o objeto de estudo supracitado promove uma prática docente atrativa para os alunos, estes que tendem a perder o foco facilmente quando advém de uma sequência monótona de aulas tradicionais. Por fim, para alcançar o objetivo inicial, o estudo soma a discussão uma gama de exemplos de produções cinematográficas, juntamente em como ela pode ser trabalhada em sala de aula e qual o seu elo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com ênfase na área da geografia.