A música desempenha um papel importante e significativo na vida de todos os indivíduos, pois é a área que desperta e estimula a sensação de emoção, sendo um agente primordial para a melhora do aprendizado em diferentes formas de ensino, especialmente na disciplina de química. O processo de aquisição do conhecimento com o auxílio do efeito relevante que as ondas sonoras da música proporcionam o desenvolvimento cognitivo do aprimoramento da memória, com o uso dessa ferramenta, a melhora no intelecto do discente é considerável, promovendo uma melhor alternativa para absorver o conteúdo ofertado para o estudo. Este trabalho tem como objetivo, compreender as influências da música no ensino e aprendizagem da química. A metodologia utilizada para a pesquisa tem caráter exploratório-analítico qualitativo, por meio da revisão bibliográfica trazendo autores como Robert Jourdain (1997), Snyders (1992), Monteiro e Silva (2012), Silva, Francisco Filho e Silva (2020), Lima (2021), Araújo, Motta e Lima (2017), que ressalta a relevância do som para formação cognitiva e pedagógica, contribuindo também para desenvolver a capacidade de memorizar e guardar a informação do conteúdo. A partir disso, acredita-se chegar na compreensão de uma relação intrínseca entre a música e o ensino da química, a qual facilita o entendimento e fixação, propiciando o interesse e a motivação para o aluno como prática de estudo.