O Programa Residência Pedagógica (PRP) instituído pelo Ministério da Educação (MEC), tem sido importante para estudantes brasileiros, tendo em vista as evidências da grande necessidade do fomento da iniciação à docência no universo Acadêmico-Escolar. Em seu edital de 2020, o PRP apresentava a intencionalidade de implementação de projetos inovadores que incentivassem a ligação entre teoria e prática, porém este programa é uma proposta inovadora? O estudo se vincula a um recorte de uma pesquisa de doutorado no Ensino das Ciências, apoiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior (CAPES). Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, do tipo descritiva, mediante uso de um formulário online aplicado a professores de ciências e supervisores egressos do programa no estado de Pernambuco. Os resultados indicaram que o PRP apresenta cinco aspectos de caráter inovador, sendo eles: a imersão ininterrupta dos licenciandos na escola, as novas experiências, mudanças na prática docente, aproximação da universidade com a escola e contribuições na formação continuada. Entende-se que o PRP é apontado na literatura como um curso preparatório para favorecer o incentivo da formação de docentes em nível superior para a educação básica, assim como um produto inovador contribuindo na formação teórico-prática dos professores em formação inicial e continuada.