Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE LOGO PARA O ENSINO DE GEOMETRIA E INTRODUÇÃO À LINGUAGEM COMPUTACIONAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 90686
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4403
    "inscrito_id" => 16710
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE LOGO PARA O ENSINO DE GEOMETRIA E INTRODUÇÃO À LINGUAGEM COMPUTACIONAL"
    "resumo" => "Este artigo tem como proposta trazer uma visão de um estudo de caso feito em uma turma do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Zuleide Constantino, localizado na cidade de Jaboatão dos Guararapes - PE, sobre a utilização do software LOGO para o ensino de Geometria. A pesquisa delineou-se pela ideia de trazer para a sala de aula um momento onde os educandos poderiam estar em contato com o conteúdo que estava sendo vivenciado na disciplina e ao mesmo tempo ter um primeiro contato com a ideia de linguagem computacional. A coleta de dados se realizou em dois momentos; no primeiro, foi apresentada a plataforma que seria empregada e alguns comandos; no segundo, foi destinada uma atividade aos educandos, onde realizaram a construção das figuras propostas. Os resultados revelam que o interesse dos educandos aumentou com a utilização do software que potencializa a linguagem computacional, visto que é uma área que está crescente nos dias atuais, favorecendo a compreensão dos conteúdos. Portanto, é possível utilizar ferramentas de diferentes propostas para o ensino da Geometria; e consequentemente da Matemática, de forma a sair do ensino tradicional, incentivando os educandos que passaram muito tempo em contato com a tecnologia devido à situação recente da pandemia do Covid-19."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID16710_TB4403_05122022115040.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HUGO SANTOS DUARTE"
    "autor_nome_curto" => "HUGO"
    "autor_email" => "hsduarte27@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 90686
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4403
    "inscrito_id" => 16710
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE LOGO PARA O ENSINO DE GEOMETRIA E INTRODUÇÃO À LINGUAGEM COMPUTACIONAL"
    "resumo" => "Este artigo tem como proposta trazer uma visão de um estudo de caso feito em uma turma do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Zuleide Constantino, localizado na cidade de Jaboatão dos Guararapes - PE, sobre a utilização do software LOGO para o ensino de Geometria. A pesquisa delineou-se pela ideia de trazer para a sala de aula um momento onde os educandos poderiam estar em contato com o conteúdo que estava sendo vivenciado na disciplina e ao mesmo tempo ter um primeiro contato com a ideia de linguagem computacional. A coleta de dados se realizou em dois momentos; no primeiro, foi apresentada a plataforma que seria empregada e alguns comandos; no segundo, foi destinada uma atividade aos educandos, onde realizaram a construção das figuras propostas. Os resultados revelam que o interesse dos educandos aumentou com a utilização do software que potencializa a linguagem computacional, visto que é uma área que está crescente nos dias atuais, favorecendo a compreensão dos conteúdos. Portanto, é possível utilizar ferramentas de diferentes propostas para o ensino da Geometria; e consequentemente da Matemática, de forma a sair do ensino tradicional, incentivando os educandos que passaram muito tempo em contato com a tecnologia devido à situação recente da pandemia do Covid-19."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID16710_TB4403_05122022115040.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HUGO SANTOS DUARTE"
    "autor_nome_curto" => "HUGO"
    "autor_email" => "hsduarte27@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Este artigo tem como proposta trazer uma visão de um estudo de caso feito em uma turma do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Zuleide Constantino, localizado na cidade de Jaboatão dos Guararapes - PE, sobre a utilização do software LOGO para o ensino de Geometria. A pesquisa delineou-se pela ideia de trazer para a sala de aula um momento onde os educandos poderiam estar em contato com o conteúdo que estava sendo vivenciado na disciplina e ao mesmo tempo ter um primeiro contato com a ideia de linguagem computacional. A coleta de dados se realizou em dois momentos; no primeiro, foi apresentada a plataforma que seria empregada e alguns comandos; no segundo, foi destinada uma atividade aos educandos, onde realizaram a construção das figuras propostas. Os resultados revelam que o interesse dos educandos aumentou com a utilização do software que potencializa a linguagem computacional, visto que é uma área que está crescente nos dias atuais, favorecendo a compreensão dos conteúdos. Portanto, é possível utilizar ferramentas de diferentes propostas para o ensino da Geometria; e consequentemente da Matemática, de forma a sair do ensino tradicional, incentivando os educandos que passaram muito tempo em contato com a tecnologia devido à situação recente da pandemia do Covid-19.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.