O uso da tecnologia está modificando os formatos de ensino e aprendizagem na sociedade atual, proporcionando uma maior abrangência e acesso à educação. Destarte, a aplicação de recursos sonoros através do uso de podcasts tem ganhado popularidade como forma de consolidação de conteúdos educacionais e sociais. Durante os anos finais do ensino fundamental, essa estratégia garante um destaque de maior nível, visto que nesse estágio do processo do ensino-aprendizagem, são imprescindíveis as habilidades de recepção dos textos, sua adequação no contexto da construção composicional e a solidificação do conhecimento de mundo. Dessa forma, o artigo em questão objetiva analisar apontamentos sobre a utilização do podcast como ferramenta de estudo dos estudantes do ensino fundamental II, compreendendo assim a aplicabilidade na rotina de estudos, o acesso dos discentes às plataformas e os aspectos favoráveis à sua utilização. A metodologia utilizada foi a aplicação da revisão de literatura integrativa, em um recorte temporal de dez anos, a partir de bases de evidências da plataforma Google Acadêmico e Scielo, sendo critérios de inclusão no conteúdo as argumentações pautadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e embasamento pesquisas científicas realizadas na área da educação para uma análise pedagógica, social e científica, como Mohammad; Merhi (2015) destacando o potencial dos podcasts na educação dos discentes e Freire (2013) apresentando uma análise do conceito educativo. Os critérios de análise envolveram principalmente a formação de memórias cognitivas e visuais, o contexto da construção da oralidade intencional, além da adaptabilidade e a diversidade de conteúdos que podem alcançar a plataforma. Observou-se que o uso de podcasts no contexto abordado, mostrou-se eficaz como uma ferramenta educacional, haja vista que o gênero impulsiona a noção de estruturas linguísticas e de sequência lógica, possui princípios fundamentais para a oratória, de modo a impactar na formação cognitiva.