Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA COMO FONTE PARA A REPRESENTAÇÃO DA MULHER IDOSA.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 89851
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3201
    "inscrito_id" => 12864
    "titulo" => "O LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA COMO FONTE PARA A REPRESENTAÇÃO DA MULHER IDOSA."
    "resumo" => "O presente artigo apresenta um recorte de pesquisa em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal da Grande Dourados, e tem por objetivo analisar o modo como o Livro Didático de Matemática contribui para a constituição da imagem feminina com ênfase para a mulher idosa. Nos apoiando como referencial teórico baseado nos conceitos de governamentalidade e cultura da performatividade de Michel Foucault. Tomamos como material empírico um livro de matemática do 2° ano do Ensino Fundamental I, além da Lei 8.842 que institui o estatuto do idoso e o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2019 que corresponde a coleção selecionada para analise. Utilizamos também neste artigo o conceito de Ageísmo, termo ainda pouco utilizado em pesquisas que envolvem o Livro Didático de Matemática buscando perceber a forma como a mulheres idosa é representada. A análise dos dados nos permite inferir que existe essa prática do Ageísmo no livro didático de matemática, pois a forma como elas são representadas propaga uma repetição de gestos que mapeiam a forma feminina de ser, aponta para uma prática do Ageismo, pois cria um estigma da pessoa idosa, a forma como o livro didático de matemática representa as mulheres idosas é generalizada, como se todas vivessem da mesma forma, sem representar a diversidade existente na sociedade, o PNLD aponta para a não veiculação de esteriótipos e preconceitos, mas a obra mais vendida do Brasil reforça o ageismo, a medida que retira a mulher idosa do mundo dinâmico, e a coloca numa posição “menor”."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID12864_TB3201_16112022161254.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATA DE MORAES CANDIA"
    "autor_nome_curto" => "RENATA"
    "autor_email" => "renatinha.candia@hotmail."
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 89851
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3201
    "inscrito_id" => 12864
    "titulo" => "O LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA COMO FONTE PARA A REPRESENTAÇÃO DA MULHER IDOSA."
    "resumo" => "O presente artigo apresenta um recorte de pesquisa em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal da Grande Dourados, e tem por objetivo analisar o modo como o Livro Didático de Matemática contribui para a constituição da imagem feminina com ênfase para a mulher idosa. Nos apoiando como referencial teórico baseado nos conceitos de governamentalidade e cultura da performatividade de Michel Foucault. Tomamos como material empírico um livro de matemática do 2° ano do Ensino Fundamental I, além da Lei 8.842 que institui o estatuto do idoso e o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2019 que corresponde a coleção selecionada para analise. Utilizamos também neste artigo o conceito de Ageísmo, termo ainda pouco utilizado em pesquisas que envolvem o Livro Didático de Matemática buscando perceber a forma como a mulheres idosa é representada. A análise dos dados nos permite inferir que existe essa prática do Ageísmo no livro didático de matemática, pois a forma como elas são representadas propaga uma repetição de gestos que mapeiam a forma feminina de ser, aponta para uma prática do Ageismo, pois cria um estigma da pessoa idosa, a forma como o livro didático de matemática representa as mulheres idosas é generalizada, como se todas vivessem da mesma forma, sem representar a diversidade existente na sociedade, o PNLD aponta para a não veiculação de esteriótipos e preconceitos, mas a obra mais vendida do Brasil reforça o ageismo, a medida que retira a mulher idosa do mundo dinâmico, e a coloca numa posição “menor”."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID12864_TB3201_16112022161254.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATA DE MORAES CANDIA"
    "autor_nome_curto" => "RENATA"
    "autor_email" => "renatinha.candia@hotmail."
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O presente artigo apresenta um recorte de pesquisa em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal da Grande Dourados, e tem por objetivo analisar o modo como o Livro Didático de Matemática contribui para a constituição da imagem feminina com ênfase para a mulher idosa. Nos apoiando como referencial teórico baseado nos conceitos de governamentalidade e cultura da performatividade de Michel Foucault. Tomamos como material empírico um livro de matemática do 2° ano do Ensino Fundamental I, além da Lei 8.842 que institui o estatuto do idoso e o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2019 que corresponde a coleção selecionada para analise. Utilizamos também neste artigo o conceito de Ageísmo, termo ainda pouco utilizado em pesquisas que envolvem o Livro Didático de Matemática buscando perceber a forma como a mulheres idosa é representada. A análise dos dados nos permite inferir que existe essa prática do Ageísmo no livro didático de matemática, pois a forma como elas são representadas propaga uma repetição de gestos que mapeiam a forma feminina de ser, aponta para uma prática do Ageismo, pois cria um estigma da pessoa idosa, a forma como o livro didático de matemática representa as mulheres idosas é generalizada, como se todas vivessem da mesma forma, sem representar a diversidade existente na sociedade, o PNLD aponta para a não veiculação de esteriótipos e preconceitos, mas a obra mais vendida do Brasil reforça o ageismo, a medida que retira a mulher idosa do mundo dinâmico, e a coloca numa posição “menor”.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.