O presente artigo é o esboço teórico de uma pesquisa intitulada “Formação e Saberes Docentes para Educação Profissional e Tecnológica”, que está sendo desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS), Campus Aracaju. Objetiva analisar, pontualmente, a formação docente para atuar no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), mediante um projeto societário em disputa. Pautou-se em uma pesquisa bibliográfica sistematizada para articulação do referencial teórico segundo autores marxistas e significativos para os estudos sobre a EPT. Neste sentido, trará desde a Educação Profissional e Tecnológica em seu campo social e histórico no Brasil, e posteriormente, a criação dos Institutos Federais e do Ensino Médio Integrado (EMI); e o projeto societário em disputa que permeia a EPT, o lócus e as condições de trabalho dos professores desta modalidade e os eixos estruturantes para formação inicial a continuada. Este trabalho é relevante, uma vez que nos incita a refletirmos criticamente desde a formação dos professores que estão inseridos nesta modalidade de ensino, à acepção de educação dos projetos hegemônico e contra hegemônico propostos pelos nossos dirigentes. Em suma, debater este tema convergindo com a proposta do EMI é assumir que a formação humana integral e onmilateral, na perspectiva da politecnia, que contribui para formar sujeitos emancipados, perpassa pela formação do educador.