O Laboratório de Ciências é um espaço pedagógico que pode ser utilizado no Ensino de Ciências para auxiliar no desenvolvimento da compreensão e interpretação do mundo em que se vive. Nesse sentido este trabalho tem como objetivo investigar a forma como os Laboratórios de Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental têm sido utilizados. Diante disso, a metodologia admitida se configurou em uma pesquisa qualitativa de natureza básica, de cunho exploratório e descritivo, a partir da pesquisa bibliográfica do tipo Revisão Sistemática de Literatura, com recorte temporal de 2014 a 2021 nos anais do Congresso Nacional de Educação (CONEDU). Após aplicar os critérios de inclusão e exclusão do estudo, foram selecionados apenas dois trabalhos. Em seguida foram analisados e tratados os dados a partir da análise de conteúdo de Bardin (2016), em que foi estabelecido duas categorias para discussões acerca do uso do Laboratório de Ciências: as modalidades didáticas, segundo Krasilchik (2004), e finalidades didáticas, segundo Santos, Mota, Solino, (2022). Como resultado, as modalidades didáticas observadas nos artigos foram as aulas práticas e as finalidades didáticas na utilização do Laboratório de Ciências foram: finalidade complementar (depois de uma aula expositiva) e integrada (utiliza o laboratório como estratégia principal de ensino). Por fim, mesmo com a quantidade baixa de trabalhos selecionados, foi possível mostrar a utilização do Laboratório de Ciências por meio dessa pesquisa e em consequência estabelecer relações entre o uso do Laboratório de Ciências com o Ensino de Biologia, o que pode despertar o interesse em novas pesquisas acerca do uso desse espaço, bem como a utilização no ensino de Física e de Química nos Anos Finais do Ensino Fundamental.