O GÊNERO PODCAST: UMA EXPERIÊNCIA POTENCIALIZADORA PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89119 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2311 "inscrito_id" => 14012 "titulo" => "O GÊNERO PODCAST: UMA EXPERIÊNCIA POTENCIALIZADORA PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA" "resumo" => "O Podcast é uma tecnologia que vem se destacando nas últimas décadas, pois apresenta características particulares, como flexibilidade em seus aspectos de produção de conteúdos que promovem a reflexão e interação com temas da sociedade, e em razão disso, possibilidades pedagógicas. Neste contexto, o presente artigo descreve uma experiência interdisciplinar que utilizou o Podcast como potencializador para a alfabetização científica. O projeto foi desenvolvido no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Tocantins campus Paraíso do Tocantins com o auxílio dos professores de Língua Portuguesa e Língua Espanhola. O objetivo da proposta foi o de realizar uma atividade de cunho colaborativo, onde os alunos pudessem praticar a oralidade, neste sentido, buscou-se analisar evidências do desenvolvimento da comunicabilidade e do processo de Alfabetização Científica (AC), a partir dos indicadores de AC nos podcasts elaborados por estudantes do 2º ano do Ensino Médio Integrado. Para tal, o percurso metodológico se deu a partir de uma pesquisa do tipo estudo de caso, de cunho exploratório, utilizando fontes e dados da análise documental, que permitiram compor evidências com base nos textos orais, escritos e midiáticos dos podcasts produzidos. A partir da análise e da experiência vivenciada, os resultados indicaram que o uso de podcasts pode contribuir significativamente para a Alfabetização Científica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID14012_TB2311_29072022131226.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULA JUCA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "PAULA" "autor_email" => "paulajuca@ifto.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89119 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2311 "inscrito_id" => 14012 "titulo" => "O GÊNERO PODCAST: UMA EXPERIÊNCIA POTENCIALIZADORA PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA" "resumo" => "O Podcast é uma tecnologia que vem se destacando nas últimas décadas, pois apresenta características particulares, como flexibilidade em seus aspectos de produção de conteúdos que promovem a reflexão e interação com temas da sociedade, e em razão disso, possibilidades pedagógicas. Neste contexto, o presente artigo descreve uma experiência interdisciplinar que utilizou o Podcast como potencializador para a alfabetização científica. O projeto foi desenvolvido no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Tocantins campus Paraíso do Tocantins com o auxílio dos professores de Língua Portuguesa e Língua Espanhola. O objetivo da proposta foi o de realizar uma atividade de cunho colaborativo, onde os alunos pudessem praticar a oralidade, neste sentido, buscou-se analisar evidências do desenvolvimento da comunicabilidade e do processo de Alfabetização Científica (AC), a partir dos indicadores de AC nos podcasts elaborados por estudantes do 2º ano do Ensino Médio Integrado. Para tal, o percurso metodológico se deu a partir de uma pesquisa do tipo estudo de caso, de cunho exploratório, utilizando fontes e dados da análise documental, que permitiram compor evidências com base nos textos orais, escritos e midiáticos dos podcasts produzidos. A partir da análise e da experiência vivenciada, os resultados indicaram que o uso de podcasts pode contribuir significativamente para a Alfabetização Científica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID14012_TB2311_29072022131226.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULA JUCA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "PAULA" "autor_email" => "paulajuca@ifto.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }