Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS PASSAGEIROS DA NOITE E AS TESSITURAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: QUEM NÃO SABE LER, NEM ESCREVER PEDE FAVOR. ATÉ QUANDO?

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas
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Seus objetivos específicos classificam-se por refletir o processo histórico sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na contemporaneidade, detectar as principais dificuldades encontradas pelos alunos e professores que estão inseridos nessa modalidade de ensino, identificar as principais causas de abandono do Aluno EJA e identificar parcerias que possam contribuir com a melhoria na educação de jovens e adultos. Utilizou-se a metodologia da pesquisa descritiva, exploratória, bibliográfica e estudo de caso para averiguação dos resultados. Acredita-se que para alcançar tais objetivos é necessário que cada escola defina seu currículo, pensar e construir coletivamente seus projetos didáticos que traduzidos em ações de visibilidade as necessidades e as aspirações dos educadores contextualizando, assim o mundo do trabalho e a vida cidadã inerente ao universo multicultural dos jovens e adultos. É a partir dessa perspectiva, da escuta e da concepção de espaços que possibilitem aos sujeitos uma inserção social produtiva, que gostaríamos de refletir de modo mais específico sobre esse fenômeno chamado evasão escolar.Esta pesquisa de campo teve como objetivo geral pontuar alguns indicadores formativos referentes ao processo de ensino-aprendizagem da educação de jovens e adul" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID7539_TB3583_30112022234432.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÉBORA ARAÚJO LEAL" "autor_nome_curto" => "DÉBORA ARAÚJO LEAL" "autor_email" => "deboraleal2502@gmail.com" "autor_ies" => "ESTÁCIO DE SÁ " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90164 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3583 "inscrito_id" => 7539 "titulo" => "OS PASSAGEIROS DA NOITE E AS TESSITURAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: QUEM NÃO SABE LER, NEM ESCREVER PEDE FAVOR. 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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Esta pesquisa de campo teve como objetivo geral pontuar alguns indicadores formativos referentes ao processo de ensino-aprendizagem da educação de jovens e adultos tomando como referência seus desafios e possibilidades em uma escola de rede pública da Bahia. Seus objetivos específicos classificam-se por refletir o processo histórico sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na contemporaneidade, detectar as principais dificuldades encontradas pelos alunos e professores que estão inseridos nessa modalidade de ensino, identificar as principais causas de abandono do Aluno EJA e identificar parcerias que possam contribuir com a melhoria na educação de jovens e adultos. Utilizou-se a metodologia da pesquisa descritiva, exploratória, bibliográfica e estudo de caso para averiguação dos resultados. Acredita-se que para alcançar tais objetivos é necessário que cada escola defina seu currículo, pensar e construir coletivamente seus projetos didáticos que traduzidos em ações de visibilidade as necessidades e as aspirações dos educadores contextualizando, assim o mundo do trabalho e a vida cidadã inerente ao universo multicultural dos jovens e adultos. É a partir dessa perspectiva, da escuta e da concepção de espaços que possibilitem aos sujeitos uma inserção social produtiva, que gostaríamos de refletir de modo mais específico sobre esse fenômeno chamado evasão escolar.

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