Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ARTE DE LADRILHAR: PROPOSTA PARA O ENSINO DE POLÍGONOS REGULARES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 89744
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3075
    "inscrito_id" => 8735
    "titulo" => "A ARTE DE LADRILHAR: PROPOSTA PARA O ENSINO DE POLÍGONOS REGULARES"
    "resumo" => "O ladrilhamento é uma arte que consiste em preencher um plano, por moldes, sem que haja superposição de figuras ou espaços vazios entre elas. Esse tipo de arte já era contemplada no Egito há mais de 5000 a.C. E ainda hoje é possível encontrar essa técnica de ladrilhamento em vários objetos do dia a dia, como em pisos de cerâmicas e estampas de tecido. Entretanto, o ladrilhamento não é encontrado apenas em criações humanas, mas na natureza, por exemplo em cascos de tartaruga e na casca de abacaxi. Pensando nisso, esse trabalho tem como principal objetivo propor uma contextualização de conteúdos na área de Geometria Plana com o ladrilhamento. Para isso, foi realizada uma sequência didática interligando o assunto de polígonos regulares e suas propriedades com o ladrilhamento no plano. Ademais, sugerimos algumas atividades voltadas ao uso da tecnologia aliada ao ladrilhamento, sendo uma oportunidade para o aprofundamento dos conteúdos sobre polígonos, além de gerar motivação em sala de aula. Esse trabalho foi elaborado a partir de estudos atrelados ao PET Matemática e Estatística - UFCG, procurando promover aulas de matemática mais dinâmicas e interativas. Em síntese, temos que o uso do ladrilhamento em sala de aula diversifica a aprendizagem sobre polígonos regulares."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID8735_TB3075_01122022192928.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ESTER VANDERLEI SILVA AVELINO"
    "autor_nome_curto" => "Ester Vanderlei Silva Ave"
    "autor_email" => "estersinha.van.13@gmail.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 89744
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3075
    "inscrito_id" => 8735
    "titulo" => "A ARTE DE LADRILHAR: PROPOSTA PARA O ENSINO DE POLÍGONOS REGULARES"
    "resumo" => "O ladrilhamento é uma arte que consiste em preencher um plano, por moldes, sem que haja superposição de figuras ou espaços vazios entre elas. Esse tipo de arte já era contemplada no Egito há mais de 5000 a.C. E ainda hoje é possível encontrar essa técnica de ladrilhamento em vários objetos do dia a dia, como em pisos de cerâmicas e estampas de tecido. Entretanto, o ladrilhamento não é encontrado apenas em criações humanas, mas na natureza, por exemplo em cascos de tartaruga e na casca de abacaxi. Pensando nisso, esse trabalho tem como principal objetivo propor uma contextualização de conteúdos na área de Geometria Plana com o ladrilhamento. Para isso, foi realizada uma sequência didática interligando o assunto de polígonos regulares e suas propriedades com o ladrilhamento no plano. Ademais, sugerimos algumas atividades voltadas ao uso da tecnologia aliada ao ladrilhamento, sendo uma oportunidade para o aprofundamento dos conteúdos sobre polígonos, além de gerar motivação em sala de aula. Esse trabalho foi elaborado a partir de estudos atrelados ao PET Matemática e Estatística - UFCG, procurando promover aulas de matemática mais dinâmicas e interativas. Em síntese, temos que o uso do ladrilhamento em sala de aula diversifica a aprendizagem sobre polígonos regulares."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID8735_TB3075_01122022192928.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ESTER VANDERLEI SILVA AVELINO"
    "autor_nome_curto" => "Ester Vanderlei Silva Ave"
    "autor_email" => "estersinha.van.13@gmail.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O ladrilhamento é uma arte que consiste em preencher um plano, por moldes, sem que haja superposição de figuras ou espaços vazios entre elas. Esse tipo de arte já era contemplada no Egito há mais de 5000 a.C. E ainda hoje é possível encontrar essa técnica de ladrilhamento em vários objetos do dia a dia, como em pisos de cerâmicas e estampas de tecido. Entretanto, o ladrilhamento não é encontrado apenas em criações humanas, mas na natureza, por exemplo em cascos de tartaruga e na casca de abacaxi. Pensando nisso, esse trabalho tem como principal objetivo propor uma contextualização de conteúdos na área de Geometria Plana com o ladrilhamento. Para isso, foi realizada uma sequência didática interligando o assunto de polígonos regulares e suas propriedades com o ladrilhamento no plano. Ademais, sugerimos algumas atividades voltadas ao uso da tecnologia aliada ao ladrilhamento, sendo uma oportunidade para o aprofundamento dos conteúdos sobre polígonos, além de gerar motivação em sala de aula. Esse trabalho foi elaborado a partir de estudos atrelados ao PET Matemática e Estatística - UFCG, procurando promover aulas de matemática mais dinâmicas e interativas. Em síntese, temos que o uso do ladrilhamento em sala de aula diversifica a aprendizagem sobre polígonos regulares.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.