Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ABORDAGENS ATUAIS PARA O ENSINO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 90878
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4691
    "inscrito_id" => 14919
    "titulo" => "A LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ABORDAGENS ATUAIS PARA O ENSINO"
    "resumo" => "A literatura infantil pode possibilitar que as crianças desenvolvam a imaginação, as emoções e os sentimentos por meio de uma viagem prazerosa pelo mundo da fantasia. Pode desenvolver também a criticidade e a criatividade favorecendo o desenvolvimento mais amplo dos estudantes no contexto escolar. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental é onde inicia-se o processo de alfabetização da criança e é onde consolida-se e amadurece-se diferentes habilidades infantis e de sua aprendizagem. Nesse contexto, a literatura infantil, nesses anos de escolaridade, é abordada de forma a contribuir com as práticas de ensino. Dessa forma, esse trabalho tem como objetivo averiguar como o ensino de literatura infantil nos anos iniciais do Ensino Fundamental é abordado em publicações científicas recentes. Nesse caminho, organizou-se um percurso metodológico que consiste na realização de uma revisão sistematizada de literatura, a partir do levantamento de artigos científicos publicados entre os anos de 2017 e 2021, nas plataformas de base de dados Google Acadêmico e Scielo. Para selecionar os artigos, foram adotados critérios de inclusão e exclusão, que delimitaram o tipo de publicação, o intervalo de tempo, o idioma e a relevância para pesquisa. Após a seleção dos artigos foi realizada uma análise e foram organizados os dados para fundamentar a discussão e reflexão final sobre as abordagens atuais para o ensino da literatura infantil nos anos iniciais do Ensino Fundamental."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID14919_TB4691_26092022151750.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAROLINE DOS SANTOS FLORENTINO DE BARROS"
    "autor_nome_curto" => "CAROLINE"
    "autor_email" => "carolinesfbarros@gmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 90878
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4691
    "inscrito_id" => 14919
    "titulo" => "A LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ABORDAGENS ATUAIS PARA O ENSINO"
    "resumo" => "A literatura infantil pode possibilitar que as crianças desenvolvam a imaginação, as emoções e os sentimentos por meio de uma viagem prazerosa pelo mundo da fantasia. Pode desenvolver também a criticidade e a criatividade favorecendo o desenvolvimento mais amplo dos estudantes no contexto escolar. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental é onde inicia-se o processo de alfabetização da criança e é onde consolida-se e amadurece-se diferentes habilidades infantis e de sua aprendizagem. Nesse contexto, a literatura infantil, nesses anos de escolaridade, é abordada de forma a contribuir com as práticas de ensino. Dessa forma, esse trabalho tem como objetivo averiguar como o ensino de literatura infantil nos anos iniciais do Ensino Fundamental é abordado em publicações científicas recentes. Nesse caminho, organizou-se um percurso metodológico que consiste na realização de uma revisão sistematizada de literatura, a partir do levantamento de artigos científicos publicados entre os anos de 2017 e 2021, nas plataformas de base de dados Google Acadêmico e Scielo. Para selecionar os artigos, foram adotados critérios de inclusão e exclusão, que delimitaram o tipo de publicação, o intervalo de tempo, o idioma e a relevância para pesquisa. Após a seleção dos artigos foi realizada uma análise e foram organizados os dados para fundamentar a discussão e reflexão final sobre as abordagens atuais para o ensino da literatura infantil nos anos iniciais do Ensino Fundamental."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID14919_TB4691_26092022151750.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAROLINE DOS SANTOS FLORENTINO DE BARROS"
    "autor_nome_curto" => "CAROLINE"
    "autor_email" => "carolinesfbarros@gmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

A literatura infantil pode possibilitar que as crianças desenvolvam a imaginação, as emoções e os sentimentos por meio de uma viagem prazerosa pelo mundo da fantasia. Pode desenvolver também a criticidade e a criatividade favorecendo o desenvolvimento mais amplo dos estudantes no contexto escolar. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental é onde inicia-se o processo de alfabetização da criança e é onde consolida-se e amadurece-se diferentes habilidades infantis e de sua aprendizagem. Nesse contexto, a literatura infantil, nesses anos de escolaridade, é abordada de forma a contribuir com as práticas de ensino. Dessa forma, esse trabalho tem como objetivo averiguar como o ensino de literatura infantil nos anos iniciais do Ensino Fundamental é abordado em publicações científicas recentes. Nesse caminho, organizou-se um percurso metodológico que consiste na realização de uma revisão sistematizada de literatura, a partir do levantamento de artigos científicos publicados entre os anos de 2017 e 2021, nas plataformas de base de dados Google Acadêmico e Scielo. Para selecionar os artigos, foram adotados critérios de inclusão e exclusão, que delimitaram o tipo de publicação, o intervalo de tempo, o idioma e a relevância para pesquisa. Após a seleção dos artigos foi realizada uma análise e foram organizados os dados para fundamentar a discussão e reflexão final sobre as abordagens atuais para o ensino da literatura infantil nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.