Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

“RESSIGNIFICAÇÃO CIDADÃ NAS TRILHAS DA LEITURA: FOCO EM CONCEIÇÃO EVARISTO” – UMA PROPOSTA INTERATIVA, INTERDISCIPLINAR E DINAMIZADORA DO ATO DE LER EMERGENTE DO CONTEXTO PANDÊMICO, A PARTIR DA EJA, EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE JUIZ DE FORA – MG

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Perspectivar processos dinamizadores da leitura constituem-se ações estratégicas no seio das instituições escolares, pelo fato de o ato de ler ser capaz de alavancar mecanismos cognitivos impulsionadores de aprendizagens diversas. A educação brasileira, que já vinha enfrentado crises das mais variadas ordens, tem sido posta em xeque, a partir do contexto pandêmico vivido. Daí, a necessidade de se inovar em metodologias e estratégias, torna-se imperiosa. E por que tal (re)significação de abordagem escolhida, no âmbito da Escola Municipal Amélia Mascarenhas/JF, teve o pontapé no projeto da Sala de Leitura? A questão principal é o fato de esse exercício não poder se ater, meramente, a um ato mecânico de decifração de sinais, mas sim se ampliar na significação de um gesto que envolva aspectos canalizadores de significados diversos, se tornando um exercício prazeroso, dentro e fora da sala de aula. Segundo Lois (2010), a prática da leitura deve ser como um ritual, refirmando-se como uma atividade que abre caminhos e diferentes formas de ver o mundo, de fantasiar, possibilitando ao professor mediar esse aprendizado, sendo o facilitador da ação. Ao dinamizar ações, a partir da ou para a leitura, descortinam-se possibilidades de diálogos interdisciplinares propulsores de inter-relações significativas constantes entre os atores do cenário educacional.

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