“RESSIGNIFICAÇÃO CIDADÃ NAS TRILHAS DA LEITURA: FOCO EM CONCEIÇÃO EVARISTO” – UMA PROPOSTA INTERATIVA, INTERDISCIPLINAR E DINAMIZADORA DO ATO DE LER EMERGENTE DO CONTEXTO PANDÊMICO, A PARTIR DA EJA, EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE JUIZ DE FORA – MG
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88323 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 514 "inscrito_id" => 10824 "titulo" => "“RESSIGNIFICAÇÃO CIDADÃ NAS TRILHAS DA LEITURA: FOCO EM CONCEIÇÃO EVARISTO” – UMA PROPOSTA INTERATIVA, INTERDISCIPLINAR E DINAMIZADORA DO ATO DE LER EMERGENTE DO CONTEXTO PANDÊMICO, A PARTIR DA EJA, EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE JUIZ DE FORA – MG" "resumo" => "Perspectivar processos dinamizadores da leitura constituem-se ações estratégicas no seio das instituições escolares, pelo fato de o ato de ler ser capaz de alavancar mecanismos cognitivos impulsionadores de aprendizagens diversas. A educação brasileira, que já vinha enfrentado crises das mais variadas ordens, tem sido posta em xeque, a partir do contexto pandêmico vivido. Daí, a necessidade de se inovar em metodologias e estratégias, torna-se imperiosa. E por que tal (re)significação de abordagem escolhida, no âmbito da Escola Municipal Amélia Mascarenhas/JF, teve o pontapé no projeto da Sala de Leitura? A questão principal é o fato de esse exercício não poder se ater, meramente, a um ato mecânico de decifração de sinais, mas sim se ampliar na significação de um gesto que envolva aspectos canalizadores de significados diversos, se tornando um exercício prazeroso, dentro e fora da sala de aula. Segundo Lois (2010), a prática da leitura deve ser como um ritual, refirmando-se como uma atividade que abre caminhos e diferentes formas de ver o mundo, de fantasiar, possibilitando ao professor mediar esse aprendizado, sendo o facilitador da ação. Ao dinamizar ações, a partir da ou para a leitura, descortinam-se possibilidades de diálogos interdisciplinares propulsores de inter-relações significativas constantes entre os atores do cenário educacional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD1_ID10824_TB514_19062022190612.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KATIA CRISTINA CANDIDO AQUINO MARCIANO" "autor_nome_curto" => "KATIA AQUINO" "autor_email" => "katiaaquinoeja@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88323 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 514 "inscrito_id" => 10824 "titulo" => "“RESSIGNIFICAÇÃO CIDADÃ NAS TRILHAS DA LEITURA: FOCO EM CONCEIÇÃO EVARISTO” – UMA PROPOSTA INTERATIVA, INTERDISCIPLINAR E DINAMIZADORA DO ATO DE LER EMERGENTE DO CONTEXTO PANDÊMICO, A PARTIR DA EJA, EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE JUIZ DE FORA – MG" "resumo" => "Perspectivar processos dinamizadores da leitura constituem-se ações estratégicas no seio das instituições escolares, pelo fato de o ato de ler ser capaz de alavancar mecanismos cognitivos impulsionadores de aprendizagens diversas. A educação brasileira, que já vinha enfrentado crises das mais variadas ordens, tem sido posta em xeque, a partir do contexto pandêmico vivido. Daí, a necessidade de se inovar em metodologias e estratégias, torna-se imperiosa. E por que tal (re)significação de abordagem escolhida, no âmbito da Escola Municipal Amélia Mascarenhas/JF, teve o pontapé no projeto da Sala de Leitura? A questão principal é o fato de esse exercício não poder se ater, meramente, a um ato mecânico de decifração de sinais, mas sim se ampliar na significação de um gesto que envolva aspectos canalizadores de significados diversos, se tornando um exercício prazeroso, dentro e fora da sala de aula. Segundo Lois (2010), a prática da leitura deve ser como um ritual, refirmando-se como uma atividade que abre caminhos e diferentes formas de ver o mundo, de fantasiar, possibilitando ao professor mediar esse aprendizado, sendo o facilitador da ação. Ao dinamizar ações, a partir da ou para a leitura, descortinam-se possibilidades de diálogos interdisciplinares propulsores de inter-relações significativas constantes entre os atores do cenário educacional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD1_ID10824_TB514_19062022190612.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KATIA CRISTINA CANDIDO AQUINO MARCIANO" "autor_nome_curto" => "KATIA AQUINO" "autor_email" => "katiaaquinoeja@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }