O presente trabalho é fruto de uma pesquisa-ação realizada com alunos do ensino fundamental e médio da Escola Cidadã Integral Professor Itan Pereira localizada em Campina Grande-PB. Tendo em vista a emergência da discussão das questões de gênero e sexualidade na escola, a pesquisa, de modo transversal e interdisciplinar, envolveu atividades nas aulas de Sociologia, Filosofia e Língua Inglesa, além da realização de uma mesa redonda intitulada “A Questão LGBTQIPA+ na Escola: (trans)formando a realidade” em parceria com o Espaço LGBT Luciano Bezerra – vinculado ao Centro Estadual de Referência LGBT e a Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana do Governo da Paraíba. A pesquisa teve como objetivo geral entender as construções de identidade do sujeito LGBTQIAP+ em forma de conscientização contra a LGBTFobia dentro e fora do espaço escolar e como objetivos específicos: a) analisar o processo de inserção da pessoa LGBTQIAP+ na sociedade, seus desafios e conquistas; b) conhecer a diversidade de identidade do sujeito LGBTQIAP+, c) investigar as manifestações identitárias em materialidades linguísticas, d) conscientizar a comunidade estudantil sobre as formas de violência contra a pessoa LGBTQIAP+, suas origens e formas de combate às práticas de ódio. Desenvolvemos uma pesquisa qualitativa (BAUER & GASKEL, 2002) que utiliza o método indutivo e observacional (FLICK, 2013) do tipo documental e pesquisa-ação (GIL, 2009). Baseamos esse projeto nos estudos de Gênero de Butler (BUTLER, 2020, 2004), Miskolci (2017), nas investigações de Karla Akotirene (2018), Scott (1990) e Junqueira (2009.). De forma geral, averiguamos que a pesquisa-ação obteve sucesso ao passo que os sujeitos estudantes envolvidos nas atividades apresentaram práticas de conhecimento, curiosidade, receptividade, aceitação da diversidade, conciliação com a temática em práticas de (auto)reconhecimento da diversidade de gênero e sexualidade na sociedade a qual estão inseridos.