Esse trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de conclusão de curso de graduação, que foi realizada durante o Programa Residência Pedagógica do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Contribuindo com a professora preceptora nas aulas remotas e posteriormente presenciais, interessou-me conhecer como os alunos haviam experienciado esse período, considerando que, necessitaram se reinventar diante das inúmeras mudanças, ocorridas tanto no âmbito familiar, quanto escolar, visto que se encontravam fora das suas rotinas, sem a orientação constante do professor. Com isso, objetivou-se neste estudo, analisar narrativas de alunos, acerca das suas vivências, dilemas e inquietações, durante o ERE, bem como as estratégias por eles adotadas nos processos de aprendizagem. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos de duas turmas da 3ª série do Ensino Médio. O projeto foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa, sendo aprovado com o CAAE nº 59259522.7.00005302. Um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido-TCLE foi encaminhado aos pais ou responsáveis, para ciência e autorização da participação dos sujeitos no estudo. Com uma abordagem de pesquisa narrativa, os relatos dos alunos foram analisados por meio do método de categorização, da análise de conteúdo. Dessa análise, emergiram cinco categorias, que foram interpretadas e discutidas com base nos referenciais teóricos de importantes autores da área. Tais categorias expressam os sentimentos desse grupo durante a vivência do ERE, perante o processo de conciliação das aulas remotas e suas novas rotinas familiares; a utilização da internet; as novas metodologias de aprendizagem, bem como suas impressões quanto as aulas remotas, e as perspectivas sobre o retorno as aulas presenciais. Compreendemos através desse estudo que, as narrativas contribuíram, por meio do exercício de reflexão, para o desenvolvimento da autonomia e resiliência dos alunos, revelando-se um instrumento essencial de formação, perante o contexto desafiador no qual eles foram inseridos.