Este trabalho teve como objetivo promover a construção de conhecimentos científicos com discentes da educação básica sobre poluição e impactos ambientais antrópicos nos ecossistemas do município de Itabaiana - PB, utilizando o arcabouço teórico metodológico do Ensino de Ciências por Investigação e da Educação Ambiental crítica, empregando-se a criação de histórias em quadrinhos como estratégia didático-metodológica. A abordagem metodológica, predominantemente qualitativa, utilizando-se elementos da pesquisa ação. O público-alvo foi 30 discentes da 1ª série do Ensino Médio. A primeira etapa ocorreu com aplicação do questionário de avaliação inicial com o objetivo de diagnosticar as percepções dos discentes acerca de meio ambiente, impacto ambiental e Educação Ambiental. A partir da coleta e análise dos dados observou-se uma predominância da percepção de meio ambiente como “natureza” para o ensino. A seguir, desenvolveram-se as atividades previstas na Sequência de Ensino Investigativo, caracterizada pela pesquisa, construção e validação de hipóteses e apresentação, com aplicação do conhecimento através da construção de Histórias em Quadrinhos relacionadas aos temas de estudo de cada grupo. Por fim, analisou-se as Histórias em Quadrinhos autorais à luz das macrotendências político pedagógicas da educação ambiental brasileira segundo Layrargues e Lima (2014). As evidências apontam que a metodologia utilizada na identificação de impactos ambientais promoveu o protagonismo estudantil com construção e reconstrução do conhecimento, oportunizando aos participantes o desenvolvimento e aquisição de habilidades e competências relacionadas com os métodos de pensar e fazer ciências. De modo geral, observa-se a necessidade de práticas em EA para além dos muros da escola, com a finalidade de contribuir com a formação discentes não apenas para a aprovação em vestibulares e ENEM, mas também oportunizar o desenvolvimento de aspectos relacionados com a cidadania.