Estudos sobre desempenho escolar e desenvolvimento dos alunos na Educação técnico-profissional são vastos e de grande importância para que se busquem melhorias no que diz respeito à instituição de políticas que tragam melhores resultados ao ensino e à aprendizagem deste público, porém, o surgimento da Covid-19 mostrou-nos a necessidade de se abrir novas discussões em torno desta temática e de saber em que ponto a pandemia impactou nos indicadores de desempenho estudantil. Buscando aprofundar os conhecimentos acerca do desempenho escolar relacionados com problemas de origem pedagógica e/ou sociocultural, ou seja, de ordem extrínseca ao indivíduo, a leitura dos escritos de Siqueira e Gurge-Gianetti e de Cavalcante e Santos Júnior foram de grande valia já que é imprescindível conhecer os agentes que contribuem para um possível agravamento das dificuldades que os estudantes já enfrentam naturalmente como mau rendimento e até o abandono escolar. Ante o exposto, o presente estudo trouxe como principal objetivo traçar o perfil acadêmico dos estudantes de um curso técnico integrado ao Ensino Médio em uma instituição pública no sertão pernambucano buscando compreender se a pandemia afetou o seu desempenho. A coleta de dados se deu a partir de análises documentais contidas no sistema de gestão acadêmica da instituição e a análise dos achados foi realizada através de quadro comparativo entre os anos pandêmicos e os que lhes antecederam. O estudo nos permitiu compreender em que medida o desempenho acadêmico pode ser afetado por fatores externos ao desenvolvimento cerebral do estudante e nos despertou a buscarmos identificar possíveis falhas na política educacional da instituição e propor mudanças nas práticas, caso necessárias, e o fortalecimento de ações educativas com a participação ativa de cada agente envolvido no processo de aprendizagem, estabelecendo como prioridade a superação de barreiras de qualquer ordem.