Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONEXÃO CIÊNCIA: INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PRIVADA DE PORTO ALEGRE/RS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
0 of 0
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88810 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 1875 "inscrito_id" => 12455 "titulo" => "CONEXÃO CIÊNCIA: INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PRIVADA DE PORTO ALEGRE/RS" "resumo" => "Neste texto, temos o objetivo de, na perspectiva pedagógica, relatar as experiências vividas pela equipe pedagógica e pelos professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental do Colégio Farroupilha, localizado no município de Porto Alegre/RS, sobre o desenvolvimento do projeto Conexão Ciência entre os anos de 2020 e 2021. O Conexão Ciência é um programa de iniciação científica interdisciplinar do Colégio que visa desenvolver o pensamento científico, a capacidade reflexiva, criativa e investigativa, bem como socializar e disseminar as pesquisas e os estudos de iniciação científica produzidos pelos estudantes nas diferentes áreas do conhecimento do currículo escolar. Assim, procuramos estimular os jovens do 6º ao 9º ano a realizarem projetos de pesquisa que envolvam situações-problema da sociedade em que estão inseridos, correspondendo aos conhecimentos desenvolvidos nos diferentes componentes curriculares. Adotou-se, para este ensaio, uma abordagem de natureza qualitativa. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado no espaço escolar. No presente trabalho, utilizou-se, também, uma revisão de literatura para alinhar e discutir os tópicos relatados com outros autores que tratam da temática. Levando em consideração que o Conexão Ciência foi colocado em prática em um contexto virtual por consequência da pandemia, durante os anos letivos de 2020 e 2021, podemos perceber o entendimento e a pertinência das pesquisas desenvolvidas a partir do retorno positivo de bancas e feiras externas de que os estudantes participaram. Nesse sentido, as pesquisas realizadas pelos estudantes dos Anos Finais atingiram os seus objetivos. A partir do contexto observado, podemos concluir que, durante as etapas desenvolvidas no Conexão Ciência, os estudantes estão ampliando o desenvolvimento da criatividade e, dessa forma, tornam-se pesquisadores, progressivamente, mais inovadores e empreendedores.Neste texto, temos o objetivo de, na perspectiva pedagógica, relatar as experiências vividas pela equipe pedagógica e pelos professores dos Anos Finais do Ensin" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID12455_TB1875_24102022164401.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANESSA MENDES DE LIMA" "autor_nome_curto" => "VANESSA" "autor_email" => "vanessa.lima@colegiofarro" "autor_ies" => "COLÉGIO FARROUPILHA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88810 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 1875 "inscrito_id" => 12455 "titulo" => "CONEXÃO CIÊNCIA: INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PRIVADA DE PORTO ALEGRE/RS" "resumo" => "Neste texto, temos o objetivo de, na perspectiva pedagógica, relatar as experiências vividas pela equipe pedagógica e pelos professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental do Colégio Farroupilha, localizado no município de Porto Alegre/RS, sobre o desenvolvimento do projeto Conexão Ciência entre os anos de 2020 e 2021. O Conexão Ciência é um programa de iniciação científica interdisciplinar do Colégio que visa desenvolver o pensamento científico, a capacidade reflexiva, criativa e investigativa, bem como socializar e disseminar as pesquisas e os estudos de iniciação científica produzidos pelos estudantes nas diferentes áreas do conhecimento do currículo escolar. Assim, procuramos estimular os jovens do 6º ao 9º ano a realizarem projetos de pesquisa que envolvam situações-problema da sociedade em que estão inseridos, correspondendo aos conhecimentos desenvolvidos nos diferentes componentes curriculares. Adotou-se, para este ensaio, uma abordagem de natureza qualitativa. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado no espaço escolar. No presente trabalho, utilizou-se, também, uma revisão de literatura para alinhar e discutir os tópicos relatados com outros autores que tratam da temática. Levando em consideração que o Conexão Ciência foi colocado em prática em um contexto virtual por consequência da pandemia, durante os anos letivos de 2020 e 2021, podemos perceber o entendimento e a pertinência das pesquisas desenvolvidas a partir do retorno positivo de bancas e feiras externas de que os estudantes participaram. Nesse sentido, as pesquisas realizadas pelos estudantes dos Anos Finais atingiram os seus objetivos. A partir do contexto observado, podemos concluir que, durante as etapas desenvolvidas no Conexão Ciência, os estudantes estão ampliando o desenvolvimento da criatividade e, dessa forma, tornam-se pesquisadores, progressivamente, mais inovadores e empreendedores.Neste texto, temos o objetivo de, na perspectiva pedagógica, relatar as experiências vividas pela equipe pedagógica e pelos professores dos Anos Finais do Ensin" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID12455_TB1875_24102022164401.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANESSA MENDES DE LIMA" "autor_nome_curto" => "VANESSA" "autor_email" => "vanessa.lima@colegiofarro" "autor_ies" => "COLÉGIO FARROUPILHA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Neste texto, temos o objetivo de, na perspectiva pedagógica, relatar as experiências vividas pela equipe pedagógica e pelos professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental do Colégio Farroupilha, localizado no município de Porto Alegre/RS, sobre o desenvolvimento do projeto Conexão Ciência entre os anos de 2020 e 2021. O Conexão Ciência é um programa de iniciação científica interdisciplinar do Colégio que visa desenvolver o pensamento científico, a capacidade reflexiva, criativa e investigativa, bem como socializar e disseminar as pesquisas e os estudos de iniciação científica produzidos pelos estudantes nas diferentes áreas do conhecimento do currículo escolar. Assim, procuramos estimular os jovens do 6º ao 9º ano a realizarem projetos de pesquisa que envolvam situações-problema da sociedade em que estão inseridos, correspondendo aos conhecimentos desenvolvidos nos diferentes componentes curriculares. Adotou-se, para este ensaio, uma abordagem de natureza qualitativa. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado no espaço escolar. No presente trabalho, utilizou-se, também, uma revisão de literatura para alinhar e discutir os tópicos relatados com outros autores que tratam da temática. Levando em consideração que o Conexão Ciência foi colocado em prática em um contexto virtual por consequência da pandemia, durante os anos letivos de 2020 e 2021, podemos perceber o entendimento e a pertinência das pesquisas desenvolvidas a partir do retorno positivo de bancas e feiras externas de que os estudantes participaram. Nesse sentido, as pesquisas realizadas pelos estudantes dos Anos Finais atingiram os seus objetivos. A partir do contexto observado, podemos concluir que, durante as etapas desenvolvidas no Conexão Ciência, os estudantes estão ampliando o desenvolvimento da criatividade e, dessa forma, tornam-se pesquisadores, progressivamente, mais inovadores e empreendedores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.