Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPLEMENTAÇÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 89629
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2941
    "inscrito_id" => 15346
    "titulo" => "A IMPLEMENTAÇÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "resumo" => "A sociedade, a ciência e os seres humanos estão em constante evolução. Nesta perspectiva os conhecimentos e sua aquisição se modificam constantemente. Na área educacional e formativa estes aspectos não diferem e sim são influenciados por estas demandas. Logo, para conseguir acompanhar tais evoluções e assegurar a qualidade no processo de ensino-aprendizagem é crucial que os professores se mantenham atualizados aos aspectos pedagógicos e suas implicações. Uma das alternativas para conseguir acompanhar o processo é por meio da formação continuada de professores. No cenário investigado as formações ocorrem de forma quinzenal, dentro da carga horária de trabalho e em um centro de formação especializado. O objetivo do presente trabalho é apresentar o percurso de desenvolvimento das formações continuadas de Professores de Educação Física da Educação infantil de Sorriso-MT. O estudo caracteriza-se como relato de experiência com abordagem de estudo de caso. A amostra foi composta por professores da rede municipal de Educação de Sorriso, Mato Grosso. Os resultados demonstram que as formações abordaram as seguintes temáticas: As habilidades locomotoras e o processo de ensino-aprendizagem na Educação infantil. Quais são as competências a serem desenvolvidas na educação infantil segundo as DCN? O trabalho multidisciplinar na Educação física infantil. As habilidades manipulativas e o processo de ensino-aprendizagem na Educação infantil. Os elementos psicomotores para o desenvolvimento da aprendizagem. As formas de aprendizagens aplicáveis a Ed. Física. Os estilos de ensino e as metodologias aplicáveis a Ed. Física. Durante esse processo de formação continuado foram promovidas reflexões sobre como a participação dos grupos de trabalho, contribuíram para o aprendizado coletivo e ainda existiram oportunidades para os professores planejarem aulas incluindo o conteúdo da formação, além de estimular que os professores percebessem como realizar a aplicação da prática aprendida. Conclusão – Conclui-se que as formações continuadas são de suma importância para o aperfeiçoamento e acompanhamento da evolução dos processos de ensinagem, além de ser um ambiente indispensável para as trocas experiências e construção profissional."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID15346_TB2941_08092022171143.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WILLIAN JOSÉ BORDIN DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "WILLIAN"
    "autor_email" => "willian_bordim@hotmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 89629
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2941
    "inscrito_id" => 15346
    "titulo" => "A IMPLEMENTAÇÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "resumo" => "A sociedade, a ciência e os seres humanos estão em constante evolução. Nesta perspectiva os conhecimentos e sua aquisição se modificam constantemente. Na área educacional e formativa estes aspectos não diferem e sim são influenciados por estas demandas. Logo, para conseguir acompanhar tais evoluções e assegurar a qualidade no processo de ensino-aprendizagem é crucial que os professores se mantenham atualizados aos aspectos pedagógicos e suas implicações. Uma das alternativas para conseguir acompanhar o processo é por meio da formação continuada de professores. No cenário investigado as formações ocorrem de forma quinzenal, dentro da carga horária de trabalho e em um centro de formação especializado. O objetivo do presente trabalho é apresentar o percurso de desenvolvimento das formações continuadas de Professores de Educação Física da Educação infantil de Sorriso-MT. O estudo caracteriza-se como relato de experiência com abordagem de estudo de caso. A amostra foi composta por professores da rede municipal de Educação de Sorriso, Mato Grosso. Os resultados demonstram que as formações abordaram as seguintes temáticas: As habilidades locomotoras e o processo de ensino-aprendizagem na Educação infantil. Quais são as competências a serem desenvolvidas na educação infantil segundo as DCN? O trabalho multidisciplinar na Educação física infantil. As habilidades manipulativas e o processo de ensino-aprendizagem na Educação infantil. Os elementos psicomotores para o desenvolvimento da aprendizagem. As formas de aprendizagens aplicáveis a Ed. Física. Os estilos de ensino e as metodologias aplicáveis a Ed. Física. Durante esse processo de formação continuado foram promovidas reflexões sobre como a participação dos grupos de trabalho, contribuíram para o aprendizado coletivo e ainda existiram oportunidades para os professores planejarem aulas incluindo o conteúdo da formação, além de estimular que os professores percebessem como realizar a aplicação da prática aprendida. Conclusão – Conclui-se que as formações continuadas são de suma importância para o aperfeiçoamento e acompanhamento da evolução dos processos de ensinagem, além de ser um ambiente indispensável para as trocas experiências e construção profissional."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID15346_TB2941_08092022171143.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WILLIAN JOSÉ BORDIN DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "WILLIAN"
    "autor_email" => "willian_bordim@hotmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

A sociedade, a ciência e os seres humanos estão em constante evolução. Nesta perspectiva os conhecimentos e sua aquisição se modificam constantemente. Na área educacional e formativa estes aspectos não diferem e sim são influenciados por estas demandas. Logo, para conseguir acompanhar tais evoluções e assegurar a qualidade no processo de ensino-aprendizagem é crucial que os professores se mantenham atualizados aos aspectos pedagógicos e suas implicações. Uma das alternativas para conseguir acompanhar o processo é por meio da formação continuada de professores. No cenário investigado as formações ocorrem de forma quinzenal, dentro da carga horária de trabalho e em um centro de formação especializado. O objetivo do presente trabalho é apresentar o percurso de desenvolvimento das formações continuadas de Professores de Educação Física da Educação infantil de Sorriso-MT. O estudo caracteriza-se como relato de experiência com abordagem de estudo de caso. A amostra foi composta por professores da rede municipal de Educação de Sorriso, Mato Grosso. Os resultados demonstram que as formações abordaram as seguintes temáticas: As habilidades locomotoras e o processo de ensino-aprendizagem na Educação infantil. Quais são as competências a serem desenvolvidas na educação infantil segundo as DCN? O trabalho multidisciplinar na Educação física infantil. As habilidades manipulativas e o processo de ensino-aprendizagem na Educação infantil. Os elementos psicomotores para o desenvolvimento da aprendizagem. As formas de aprendizagens aplicáveis a Ed. Física. Os estilos de ensino e as metodologias aplicáveis a Ed. Física. Durante esse processo de formação continuado foram promovidas reflexões sobre como a participação dos grupos de trabalho, contribuíram para o aprendizado coletivo e ainda existiram oportunidades para os professores planejarem aulas incluindo o conteúdo da formação, além de estimular que os professores percebessem como realizar a aplicação da prática aprendida. Conclusão – Conclui-se que as formações continuadas são de suma importância para o aperfeiçoamento e acompanhamento da evolução dos processos de ensinagem, além de ser um ambiente indispensável para as trocas experiências e construção profissional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.