LÍNGUA INGLESA? LÍNGUA FRANCA? LÍNGUA ADICIONAL?: A RELAÇÃO ENTRE CONCEITOS DA LÍNGUA INGLESA EM INTERFACE AOS DOCUMENTOS OFICIAIS E PRÁTICA PEDAGÓGICA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89588 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2892 "inscrito_id" => 15054 "titulo" => "LÍNGUA INGLESA? LÍNGUA FRANCA? LÍNGUA ADICIONAL?: A RELAÇÃO ENTRE CONCEITOS DA LÍNGUA INGLESA EM INTERFACE AOS DOCUMENTOS OFICIAIS E PRÁTICA PEDAGÓGICA" "resumo" => "Ao nos reportarmos ao ensino da língua inglesa no Brasil, vários são os entendimentos acerca desta que emergem nos contextos educacionais. Há contextos que trabalham a língua inglesa como língua franca, outros pensam suas práticas em uma perspectiva de inglês como língua estrangeira, outros como língua adicional. Todas essas nomenclaturas referem-se à mesma língua neste trabalho, a língua inglesa. Contudo, ao optar por uma nomenclatura, optamos também por modos diferentes de ver essa língua, levando em conta aspectos sociais, políticos e culturais que dali emergem. Partindo dessa premissa, o presente trabalho busca: i) compreender os conceitos de língua inglesa presentes em documentos oficiais (BRASIL, 1996, 2005, 2018) e ii) relacionar conceitos que emergem dos documentos analisados com a percepção da prática docente de duas professoras de inglês em contexto do ensino público municipal e de duas professoras de escolas de idiomas. Como vertente metodológica, nossa pesquisa se insere em uma perspectiva qualitativa (MARTINS, 2004; BOGDAN; BIKLEN, 1994) de cunho interpretativo (SOARES, 2006), tendo como base para geração dos dados a análise documental (FLICK, 2009) e relato de experiência (GROLLMUS; TARRÉS, 2015). O viés teórico que orienta a nossa análise se dá por meio dos conceitos abordados por Jordão (2014), Fritzen (2018) e Bailer (2020) em uma perspectiva sociocultural (JOHNSON, 2009). A partir da análise dos dados, pudemos inferir que a escolha por uma nomenclatura específica para se referir à língua inglesa impacta consideravelmente as escolhas metodológicas e pedagógicas docente no contexto escolar. Tal resultado nos leva a refletir sobre a importância da compreensão teórica acerca de termos referentes à língua inglesa, uma vez que estes não são considerados sinônimos, mas sim, termos que se referem à língua inglesa, contudo, com relações políticas, sociais e axiológicas bem definidas, dando uma perspectiva diferente à língua inglesa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID15054_TB2892_01122022084418.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DEBORA CRISTOFOLINI" "autor_nome_curto" => "DEBORA" "autor_email" => "debcristofolini@furb.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89588 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2892 "inscrito_id" => 15054 "titulo" => "LÍNGUA INGLESA? LÍNGUA FRANCA? LÍNGUA ADICIONAL?: A RELAÇÃO ENTRE CONCEITOS DA LÍNGUA INGLESA EM INTERFACE AOS DOCUMENTOS OFICIAIS E PRÁTICA PEDAGÓGICA" "resumo" => "Ao nos reportarmos ao ensino da língua inglesa no Brasil, vários são os entendimentos acerca desta que emergem nos contextos educacionais. Há contextos que trabalham a língua inglesa como língua franca, outros pensam suas práticas em uma perspectiva de inglês como língua estrangeira, outros como língua adicional. Todas essas nomenclaturas referem-se à mesma língua neste trabalho, a língua inglesa. Contudo, ao optar por uma nomenclatura, optamos também por modos diferentes de ver essa língua, levando em conta aspectos sociais, políticos e culturais que dali emergem. Partindo dessa premissa, o presente trabalho busca: i) compreender os conceitos de língua inglesa presentes em documentos oficiais (BRASIL, 1996, 2005, 2018) e ii) relacionar conceitos que emergem dos documentos analisados com a percepção da prática docente de duas professoras de inglês em contexto do ensino público municipal e de duas professoras de escolas de idiomas. Como vertente metodológica, nossa pesquisa se insere em uma perspectiva qualitativa (MARTINS, 2004; BOGDAN; BIKLEN, 1994) de cunho interpretativo (SOARES, 2006), tendo como base para geração dos dados a análise documental (FLICK, 2009) e relato de experiência (GROLLMUS; TARRÉS, 2015). O viés teórico que orienta a nossa análise se dá por meio dos conceitos abordados por Jordão (2014), Fritzen (2018) e Bailer (2020) em uma perspectiva sociocultural (JOHNSON, 2009). A partir da análise dos dados, pudemos inferir que a escolha por uma nomenclatura específica para se referir à língua inglesa impacta consideravelmente as escolhas metodológicas e pedagógicas docente no contexto escolar. Tal resultado nos leva a refletir sobre a importância da compreensão teórica acerca de termos referentes à língua inglesa, uma vez que estes não são considerados sinônimos, mas sim, termos que se referem à língua inglesa, contudo, com relações políticas, sociais e axiológicas bem definidas, dando uma perspectiva diferente à língua inglesa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID15054_TB2892_01122022084418.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DEBORA CRISTOFOLINI" "autor_nome_curto" => "DEBORA" "autor_email" => "debcristofolini@furb.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }