APONTAMENTOS HISTÓRICOS ACERCA DO ENSINO SECUNDÁRIO PRIVADO NA PARAÍBA (1961-1971)
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90327 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3923 "inscrito_id" => 16723 "titulo" => "APONTAMENTOS HISTÓRICOS ACERCA DO ENSINO SECUNDÁRIO PRIVADO NA PARAÍBA (1961-1971)" "resumo" => "O presente estudo reflete sobre o processo de interiorização e funcionamento do ensino secundário privado no estado da Paraíba, considerando o recorte temporal de 1961 a 1971, período de vigência da Lei n°4.024/61, primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Este trabalho fez parte do projeto de pesquisa “Ensino Secundário Público e Privado na Paraíba: expansão e interiorização (1961-1971)”, vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Desse modo, a pesquisa histórico-educacional foi realizada mediante estudo bibliográfico, levantamento de dados e análise documental. Referente à bibliografia consultada, evidenciamos os estudos de Abreu (2005), Skidmore (1988), Fausto (2001), entre outras produções. Quanto à pesquisa documental, utilizamos dados coletados no arquivo histórico da Assembléia Legislativa do Estado da Paraíba, e no Arquivo Histórico Waldemar Duarte, localizado na Fundação Espaço Cultural (FUNESC). Para a análise das fontes, consideramos as concepções de Le Goff (1996), Elias (2008), Ginzburg (1989) e Bacellar (2005) que destacam a importância de manter uma visão crítica-reflexiva ao investigar os documentos históricos. Com o desenvolvimento da pesquisa foi possível identificar os estabelecimentos de ensino secundário privados, que tiveram sua instauração na Paraíba, durante o recorte temporal elegido, e que foram contemplados com o processo de interiorização deste nível de ensino no estado. Além disso, observamos que o investimento na ampliação do ensino pós-primário tornava uma parcela dos indivíduos aptos para acessarem os cursos do ensino superior e o mercado de trabalho." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID16723_TB3923_12112022091927.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANÇULINA LIRA MATIAS" "autor_nome_curto" => "FRAN" "autor_email" => "mlirafran@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90327 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3923 "inscrito_id" => 16723 "titulo" => "APONTAMENTOS HISTÓRICOS ACERCA DO ENSINO SECUNDÁRIO PRIVADO NA PARAÍBA (1961-1971)" "resumo" => "O presente estudo reflete sobre o processo de interiorização e funcionamento do ensino secundário privado no estado da Paraíba, considerando o recorte temporal de 1961 a 1971, período de vigência da Lei n°4.024/61, primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Este trabalho fez parte do projeto de pesquisa “Ensino Secundário Público e Privado na Paraíba: expansão e interiorização (1961-1971)”, vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Desse modo, a pesquisa histórico-educacional foi realizada mediante estudo bibliográfico, levantamento de dados e análise documental. Referente à bibliografia consultada, evidenciamos os estudos de Abreu (2005), Skidmore (1988), Fausto (2001), entre outras produções. Quanto à pesquisa documental, utilizamos dados coletados no arquivo histórico da Assembléia Legislativa do Estado da Paraíba, e no Arquivo Histórico Waldemar Duarte, localizado na Fundação Espaço Cultural (FUNESC). Para a análise das fontes, consideramos as concepções de Le Goff (1996), Elias (2008), Ginzburg (1989) e Bacellar (2005) que destacam a importância de manter uma visão crítica-reflexiva ao investigar os documentos históricos. Com o desenvolvimento da pesquisa foi possível identificar os estabelecimentos de ensino secundário privados, que tiveram sua instauração na Paraíba, durante o recorte temporal elegido, e que foram contemplados com o processo de interiorização deste nível de ensino no estado. Além disso, observamos que o investimento na ampliação do ensino pós-primário tornava uma parcela dos indivíduos aptos para acessarem os cursos do ensino superior e o mercado de trabalho." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID16723_TB3923_12112022091927.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANÇULINA LIRA MATIAS" "autor_nome_curto" => "FRAN" "autor_email" => "mlirafran@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }