SANTOS, Bruna Barros et al.. Animes como agentes facilitadores para o ensino de ciências. Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/90243>. Acesso em: 22/12/2024 23:35
O ensino de ciências caracteriza-se pela necessidade de desenvolver estratégias que se adequem às realidades socioculturais dos alunos para motivá-los a participar do processo de ensino e aprendizagem. A utilização de animes se destacam por suas ferramentas audiovisuais com potencial pedagógico em contexto educacional. Porém a utilização dos mesmos no ambiente escolar é um recurso pouco explorado e, embora a linguagem e as imagens sejam de fácil compreensão, há resistências ao seu uso. O anime é relevante para os alunos de alguma forma, constituindo um espaço para o desenvolvimento da ludicidade, servindo à interação, à descoberta, à investigação das informações veiculadas e ao processo de ensino das disciplinas científicas. Nesse contexto, são analisados alguns autores com foco nesse tema. Os métodos utilizados foram métodos quantitativos-qualitativos. Para a coleta de dados, foram realizadas pesquisas bibliográficas e pesquisa de campo, com aplicação de questionário, direcionados a um público composto majoritariamente por jovens. E nessa perspectiva, este estudo tem como objetivo examinar em que medida os animes (desenhos japoneses) podem contribuir para a aprendizagem significativa nas aulas de ciências, tendo em vista que na maioria das vezes os alunos consideram a disciplina de ciências difícil e/ou chata devido ao fato de que em muitos casos os assuntos são ensinados de forma tradicional ou com materiais didáticos confusos e incompreensíveis. De acordo com os dados obtidos das respostas dos jovens, foi possível observar que a maioria manteve-se otimista no que diz respeito a utilização do recurso como facilitador da aprendizagem em sala de aula.