O presente projeto tem como objetivo geral conhecer como ocorre o processo de desfralde em duas turmas de educação infantil que atendem crianças bem pequenas. Estimar como as famílias entendem o processo de desfralde; Investigar como o docente em educação infantil compreende o processo do desfralde; Conhecer as práticas pedagógicas, utilizada no processo de desfralde na Creche Escola Reinado Infantil. A pesquisa caracteriza-se como uma abordagem quantitativa desenvolvida com oito famílias de alunos da turma de nível II e sete docentes da instituição Creche Escola Reinado Infantil em Natal/RN, utilizando a plataforma digital Google Formulário como forma de coleta de dados, enviado para ser respondido de forma anônima. Conforme resultados da pesquisa dos responsáveis foi possível observar que a maior parte das respostas vieram das mães dos alunos, os mesmos afirmaram que as crianças estão prontas para o desfralde, dando ênfase que no entendimento para esta afirmação foram utilizados os seguintes argumentos que as crianças seguem as orientações dos responsáveis, avisam e apresentam incômodo quando urina ou evacua. Na pesquisa efetuada pelas professoras foi observado que o corpo docente é totalmente formado por profissionais da área da pedagogia, e o interesse unânime por mais informações sobre o tema abordado, algumas já possuíam informações sobre a temática. Vale ressaltar, que cada criança é única e possui seu próprio tempo, deve-se compreender que este processo requer paciência e empatia em cada etapa para que a criança possa se sentir segura e confiante em cada etapa do processo vivenciado.