O relato de experiência especifica os desafios da educação do campo no estado do Amazonas, com o objetivo de reconhecer a construção histórica e as modificações ocorridas em todo o território ao longo dos anos. Vinculando, as leis da educação e sua implementação para atender as características geográficas da região, e seu contexto marcado por divergências e uma realidade singular, apresentando dessa forma, uma problemática pautava em evidenciar as dificuldades enfrentadas pela população do campo, quanto a educação de qualidade, garantida por lei. O percurso metodológico ocorreu a partir da disciplina “Educação das populações indígenas, riberinho e étnico-raciais”, do curso de licenciatura em Pedagogia, onde foi proposto um estudo bibliográfico e posteriormente uma visita in loco, com entrevistas e observações, para o reconhecimento da vivência da educação do campo no Amazonas. Diante disto, se faz necessário uma política que compreenda todos os aspectos concernentes ao campo e da região Amazônica, sendo considerado nos materiais didáticos e na abordagem das aulas as características locais, utilizando nomenclaturas e terminologias próprias da comunidade, percebe-se que ainda há um longo caminho a ser percorrido, no que se refere aos desafios da educação no campo do estado do Amazonas. Os estudos que abordam a temática são escassos, de forma que a delimitação temporal, precisou ser expandida para uma visualização coesa das problemáticas do cotidiano das escolas rurais. As reflexões buscaram evidenciar a necessidade da ampliação de pesquisas que relatem as características físicas do estado, com todas as suas singularidades e expansão.