A tecnologia reduz as distâncias, amplia os espaços, possibilita uma educação com mais recursos, favorecendo em todos os sentidos a vida das pessoas. É nesse contexto de investigação que se inscreve esta pesquisa, objetivando levantar a reflexão acerca do papel das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação no enfrentamento dos desafios pedagógicos da educação na EJA, em contexto de ensino remoto emergencial, a partir, primeiramente, do entendimento das transformações do espaço de ensino aprendizagem em função do necessário distanciamento social enquanto medida de contenção da transmissão do Covid-19 para, em seguida, discutir, a partir das experiências educacionais observadas desde março de 2020, as estratégias pedagógicas adotadas frente a essa nova realidade escolar. Esta pesquisa se caracteriza, ainda, pela natureza analítico-discursiva, portanto, qualitativo-interpretativista em função de seu caráter de revisão bibliográfica. Para tanto, buscamos nos ancorar em publicações de artigos especializados, dissertações, teses e capítulos de livros que abordam o tema da NTICs - Nova Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à educação, com especial atenção às contribuições de Sousa; Moita; Carvalho (2011), Pocinho; Gaspar (2012), Moran (2000), Chaves (2004), Kenski (2007) entre outros.