Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A LEITURA E AS ESTRATÉGIAS INTERTEXTUAIS: PROPOSTA DE LEITURA NOS CONTOS “OS SAPATOS DANÇARINOS”, “OS SETE SAPATOS DA PRINCESA” E NO CORDEL “A DANÇA DAS 12 PRINCESAS.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 88460
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 1093
    "inscrito_id" => 12056
    "titulo" => "A LEITURA E AS ESTRATÉGIAS INTERTEXTUAIS: PROPOSTA DE LEITURA NOS CONTOS “OS SAPATOS DANÇARINOS”, “OS SETE SAPATOS DA PRINCESA” E NO CORDEL “A DANÇA DAS 12 PRINCESAS."
    "resumo" => "Os conceitos de leituras apresentados pelos documentos oficiais nacionais estão alicerçados numa concepção interacionista da linguagem, ou seja, produção e recepção do texto se baseiam dinamicamente na interação ativa entre o seu produtor e o leitor. Nesse sentido, a estratégia da intertextualidade se apresenta como profícua nas etapas do processo da leitura: seleção, antecipação, inferência, verificação. Ao lado disso, para o 3 e 4 ciclos do Ensino Fundamental, o PCN privilegia práticas de leituras oral e escrita, a exemplo de contos, cordel e causos. A partir dessa orientação, o nosso objetivo é explorar a abordagem intertextual à luz da tradição da oralidade, símbolos e vivências, entre 3 textos. O primeiro, dos irmãos Grimm, intitulado “Os sapatos dançarinos'', o segundo “Os sete sapatos da princesa'', coletado por Cascudo, e o terceiro é o cordel “A dança das 12 princesas'', de Manoel Monteiro, que, ressalvando algumas diferenças, apresenta o mesmo tema. O percurso investigativo se desenvolverá no âmbito da leitura tomando como base Cosson (2021), Koch (2007) e Elias (2007). Para os aportes do gênero da tradição oral adotaremos: Benjamin (1994), Bakhtin (1998), Ayala (2003), Coelho (2012) e outras, como Pimentel (2012), Lima (2019) e Silva (2014). Entende-se que a proposta dessas estratégias de leitura são procedimentos que envolvem o cognitivo e o metacognitivo, que podem servir como referência de compreensão leitora, bem como contribuir para a metodologia do letramento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID12056_TB1093_07092022115727.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA CLARA DE FREITAS PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "Clara"
    "autor_email" => "claradefreitas03@gmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 88460
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 1093
    "inscrito_id" => 12056
    "titulo" => "A LEITURA E AS ESTRATÉGIAS INTERTEXTUAIS: PROPOSTA DE LEITURA NOS CONTOS “OS SAPATOS DANÇARINOS”, “OS SETE SAPATOS DA PRINCESA” E NO CORDEL “A DANÇA DAS 12 PRINCESAS."
    "resumo" => "Os conceitos de leituras apresentados pelos documentos oficiais nacionais estão alicerçados numa concepção interacionista da linguagem, ou seja, produção e recepção do texto se baseiam dinamicamente na interação ativa entre o seu produtor e o leitor. Nesse sentido, a estratégia da intertextualidade se apresenta como profícua nas etapas do processo da leitura: seleção, antecipação, inferência, verificação. Ao lado disso, para o 3 e 4 ciclos do Ensino Fundamental, o PCN privilegia práticas de leituras oral e escrita, a exemplo de contos, cordel e causos. A partir dessa orientação, o nosso objetivo é explorar a abordagem intertextual à luz da tradição da oralidade, símbolos e vivências, entre 3 textos. O primeiro, dos irmãos Grimm, intitulado “Os sapatos dançarinos'', o segundo “Os sete sapatos da princesa'', coletado por Cascudo, e o terceiro é o cordel “A dança das 12 princesas'', de Manoel Monteiro, que, ressalvando algumas diferenças, apresenta o mesmo tema. O percurso investigativo se desenvolverá no âmbito da leitura tomando como base Cosson (2021), Koch (2007) e Elias (2007). Para os aportes do gênero da tradição oral adotaremos: Benjamin (1994), Bakhtin (1998), Ayala (2003), Coelho (2012) e outras, como Pimentel (2012), Lima (2019) e Silva (2014). Entende-se que a proposta dessas estratégias de leitura são procedimentos que envolvem o cognitivo e o metacognitivo, que podem servir como referência de compreensão leitora, bem como contribuir para a metodologia do letramento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID12056_TB1093_07092022115727.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA CLARA DE FREITAS PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "Clara"
    "autor_email" => "claradefreitas03@gmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Os conceitos de leituras apresentados pelos documentos oficiais nacionais estão alicerçados numa concepção interacionista da linguagem, ou seja, produção e recepção do texto se baseiam dinamicamente na interação ativa entre o seu produtor e o leitor. Nesse sentido, a estratégia da intertextualidade se apresenta como profícua nas etapas do processo da leitura: seleção, antecipação, inferência, verificação. Ao lado disso, para o 3 e 4 ciclos do Ensino Fundamental, o PCN privilegia práticas de leituras oral e escrita, a exemplo de contos, cordel e causos. A partir dessa orientação, o nosso objetivo é explorar a abordagem intertextual à luz da tradição da oralidade, símbolos e vivências, entre 3 textos. O primeiro, dos irmãos Grimm, intitulado “Os sapatos dançarinos'', o segundo “Os sete sapatos da princesa'', coletado por Cascudo, e o terceiro é o cordel “A dança das 12 princesas'', de Manoel Monteiro, que, ressalvando algumas diferenças, apresenta o mesmo tema. O percurso investigativo se desenvolverá no âmbito da leitura tomando como base Cosson (2021), Koch (2007) e Elias (2007). Para os aportes do gênero da tradição oral adotaremos: Benjamin (1994), Bakhtin (1998), Ayala (2003), Coelho (2012) e outras, como Pimentel (2012), Lima (2019) e Silva (2014). Entende-se que a proposta dessas estratégias de leitura são procedimentos que envolvem o cognitivo e o metacognitivo, que podem servir como referência de compreensão leitora, bem como contribuir para a metodologia do letramento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.