O presente artigo versa sobre a construção curricular da disciplina de violência, cuja proposta é o estudo das diferentes expressões da violência, especificamente, o crime e a prisão, à luz do entrelaçamento entre o aporte teórico e o aporte empírico, sendo este, a voz das pessoas egressas do sistema prisional. A metodologia aplicada na construção da disciplina é, para além do referencial teórico, adotar os relatos autorais das pessoas supracitadas, por intermédio de suas contribuições nas entrevistas coletadas pelo recente, e em constante revisão, protocolo de acesso à informação e amparo as pessoas egressas do sistema prisional (construído a partir da tese de doutorado e aplicado no decorrer do presente pós-doutoramento), em consonância com a metodologia de análise de conteúdo, proposta por Bardin (2016). O ponto axial é promover a discussão, reflexão sobre a temática da violência de forma basilar, ao mesmo tempo em que algumas definições são apresentadas, tais como: a noção de pluralidade da violência, dissociação entre violência e crime e as múltiplas facetas da violência, sob a esfera mnésica, informacional, institucional entre outros. Nesse aspecto, as falas das pessoas egressas são essenciais para exemplificar e dar visibilidade as tipologias de violências inerentes ao corpo social. O presente projeto curricular também possui como aporte empírico a experiência como docente na disciplina de Violência e Sociedade, ministrada no curso de graduação em Serviço Social. Destarte, o projeto se destina aos demais cursos de graduação, da mesma forma, em que pode ser adaptado à promoção de discussões no conteúdo programático adotado pelo ensino médio.