SANTOS, Rafael Henrique Trajano et al.. Matemática no museu. Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/89518>. Acesso em: 22/12/2024 18:40
O presente trabalho visa apresentar a motivação, execução e resultados de uma atividade desenvolvida na área de conhecimento de Matemática sendo integrada a múltiplas outras áreas do conhecimento. Tal trabalho foi produzido em caráter de formação continuada de professores, contando com docentes das noventa e uma escolas públicas estaduais jurisdicionadas à Gerência Metropolitana Sul do estado de Pernambuco. Em termos específicos a proposta consiste em dar relevância à Matemática presente no museu e como ela se relaciona com áreas como Geografia, História, Artes e o desenvolvimento tecnológico, sendo este último com observação ao. Coadunando a importância da formação de professores com uma proposta que buscou inspirar, divulgar e promover a Matemática em seu aspecto integrado com o desenvolvimento humano, realizamos visitações ao museu com um grupo de professores que puderam ser conduzidos à reflexão de como a Matemática se faz presente em vários aspectos presentes do ambiente museológico, norteados pelas competências da BNCC que melhor se adequam a tal ação pedagógica. Destacamos como resultados a recepção positiva, da ação, por parte dos docentes, a riqueza das contribuições das atividades dialogadas durante todo o procedimento e, finalmente, a visão de aplicação da mesma atividade com os discentes da escola, agindo assim de forma replicadora da proposta do projeto.