CONTOS DE FADAS: SURGIMENTO E SUAS CONTRIBUIÇÕES NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88397 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 993 "inscrito_id" => 12473 "titulo" => "CONTOS DE FADAS: SURGIMENTO E SUAS CONTRIBUIÇÕES NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "A presente pesquisa trata de uma revisão bibliográfica, com aporte teórico baseado nos autores: Bettelheim (2008), Corso e Corso (2006), Ariès (1981) e Costa (2007), com abordagem qualitativa, que tem por objetivo analisar os contos de fadas como uma ferramenta metodológica pra o ensino na educação infantil. Para isto, faz-se necessário compreender o contexto histórico que levou ao seu surgimento, assim como sua evolução e as transformações que ocorreram socialmente acerca das concepções de infância para se fazer necessária a produção de uma literatura especialmente voltada a esta faixa etária. Observando que os contos já fazem parte da vida da maioria das crianças e que utilizá-los em sala de aula, inserido nas práticas, podem se mostrar um facilitador do processo de ensino-aprendizagem, uma vez que suas contribuições vão além de treinar leitura e escrita, mas abrem espaço para interpretação textual, desenvolvimento de habilidades como resolução de problemas, uma vez que proporciona para a criança um espaço de acolhimento, fazendo com que estes se identifiquem com os conflitos presentes na história e enxergue soluções cabíveis para os seus próprios, inspirados nas narrativas, promovendo assim autoconhecimento, exercício da imaginação e criatividade e o aprimoramento do pensamento crítico. Os contos de fadas abrem espaço para a imaginação, para o pensamento e a compreensão das emoções, possibilitando, assim, que a criança conheça a si mesma e ao mundo na qual está inserida." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID12473_TB993_15072022205654.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NANGLEA GABRIELE SOUSA MOURA" "autor_nome_curto" => "NANGLEA GABY" "autor_email" => "nangleagabriele@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88397 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 993 "inscrito_id" => 12473 "titulo" => "CONTOS DE FADAS: SURGIMENTO E SUAS CONTRIBUIÇÕES NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "A presente pesquisa trata de uma revisão bibliográfica, com aporte teórico baseado nos autores: Bettelheim (2008), Corso e Corso (2006), Ariès (1981) e Costa (2007), com abordagem qualitativa, que tem por objetivo analisar os contos de fadas como uma ferramenta metodológica pra o ensino na educação infantil. Para isto, faz-se necessário compreender o contexto histórico que levou ao seu surgimento, assim como sua evolução e as transformações que ocorreram socialmente acerca das concepções de infância para se fazer necessária a produção de uma literatura especialmente voltada a esta faixa etária. Observando que os contos já fazem parte da vida da maioria das crianças e que utilizá-los em sala de aula, inserido nas práticas, podem se mostrar um facilitador do processo de ensino-aprendizagem, uma vez que suas contribuições vão além de treinar leitura e escrita, mas abrem espaço para interpretação textual, desenvolvimento de habilidades como resolução de problemas, uma vez que proporciona para a criança um espaço de acolhimento, fazendo com que estes se identifiquem com os conflitos presentes na história e enxergue soluções cabíveis para os seus próprios, inspirados nas narrativas, promovendo assim autoconhecimento, exercício da imaginação e criatividade e o aprimoramento do pensamento crítico. Os contos de fadas abrem espaço para a imaginação, para o pensamento e a compreensão das emoções, possibilitando, assim, que a criança conheça a si mesma e ao mundo na qual está inserida." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID12473_TB993_15072022205654.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NANGLEA GABRIELE SOUSA MOURA" "autor_nome_curto" => "NANGLEA GABY" "autor_email" => "nangleagabriele@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }