Este estudo relata as atividades realizadas durante a disciplina de Estágio Supervisionado III pelo Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde da UFAL. Reconhece-se a partir de diagnósticos de práticas, que as intervenções desenvolvidas no decorrer do estágio são possíveis desempenhar uma frequente inclusão dos estagiários, futuros docentes nas questões relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem da Educação Básica. A pesquisa tem como objetivo relatar a experiência da formação inicial de licenciando no ambiente escolar. O estudo foi realizado através de atividades de regências de forma remota em turmas do Ensino Fundamental III. Durante as práticas de regência, foi desenvolvido um diagnóstico sobre a realidade e cotidiano do trabalho docente, tendo como situação de vivência, a interação os estudantes adolescentes. Além do relato, buscou-se desenvolver a partir de leituras e estudos referente à prática pedagógica docente na educação básica, atividades/avaliações sobre os assuntos trabalhados e, ainda, sobre a importância do estágio na formação do licenciando, levando em consideração o contexto atual ocorrido pela pandemia da Covid-19. Baseado nos resultados desse relatório, percebemos que o Estágio Supervisionado, embora realizado de maneira remota, proporcionou aos (as) estagiários (as) a oportunidade para vivenciar e refletir sobre as necessidades emergentes da Educação Básica, num momento de aprendizagem apresentado pela pandemia da Covid-19.