Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

WILD RIFT (LEAGUE OF LEGENDS) COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL PARA O ENSINO DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 88685
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 1439
    "inscrito_id" => 12380
    "titulo" => "WILD RIFT (LEAGUE OF LEGENDS) COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL PARA O ENSINO DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O ensino de Biologia é um desafio em todos os níveis educacionais, mas principalmente no Ensino Médio. Algo que tem sido realidade de quase todos os estudantes, desde crianças até adolescentes e que podem ser utilizadas como conhecimento prévio ou mesmo artefato educativo, são os jogos digitais, desde aqueles que se apresentam em formato de computador, até os mobiles (disponíveis para celular). Dessa forma, presente trabalho objetiva utilizar o jogo online League of Legend em sua versão mobili (Wild rift), como campo de explicação de conceitos de Ecologia, para alunos do Ensino Médio. Os alunos serão convidados a instalarem o jogo em seus celulares, aqueles que não conseguirem ou tiverem espaço acompanharão a aula (partida) pela tela do projetor que estaá refletindo o celular do professor. Durante a aula, assim como uma aula padrão e tradicional, os alunos estarão entrando em contato com conteúdos pragmáticos de Biologia, mais especificamente Ecologia. O principal diferencial em questão é o fato de que não haverá slide ou documento PDF sendo utilizado, mas sim um jogo que alguns deles já deve ter tido contato anteriormente. Usando o mapa do jogo como uma aula de campo, será explicado conceitos como: espécie, espécime, população, habitat, bioma, ecótono, etc. A utilização do jogo como ferramenta didática é sem sombra de dúvidas um elemento eficiente no que diz respeito a diversificação em sala de aula."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD4_ID12380_TB1439_29062022104749.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEONARDO SOUZA FIGUEREDO"
    "autor_nome_curto" => "LEONARDO"
    "autor_email" => "leonardosilva18011997@gma"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 88685
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 1439
    "inscrito_id" => 12380
    "titulo" => "WILD RIFT (LEAGUE OF LEGENDS) COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL PARA O ENSINO DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O ensino de Biologia é um desafio em todos os níveis educacionais, mas principalmente no Ensino Médio. Algo que tem sido realidade de quase todos os estudantes, desde crianças até adolescentes e que podem ser utilizadas como conhecimento prévio ou mesmo artefato educativo, são os jogos digitais, desde aqueles que se apresentam em formato de computador, até os mobiles (disponíveis para celular). Dessa forma, presente trabalho objetiva utilizar o jogo online League of Legend em sua versão mobili (Wild rift), como campo de explicação de conceitos de Ecologia, para alunos do Ensino Médio. Os alunos serão convidados a instalarem o jogo em seus celulares, aqueles que não conseguirem ou tiverem espaço acompanharão a aula (partida) pela tela do projetor que estaá refletindo o celular do professor. Durante a aula, assim como uma aula padrão e tradicional, os alunos estarão entrando em contato com conteúdos pragmáticos de Biologia, mais especificamente Ecologia. O principal diferencial em questão é o fato de que não haverá slide ou documento PDF sendo utilizado, mas sim um jogo que alguns deles já deve ter tido contato anteriormente. Usando o mapa do jogo como uma aula de campo, será explicado conceitos como: espécie, espécime, população, habitat, bioma, ecótono, etc. A utilização do jogo como ferramenta didática é sem sombra de dúvidas um elemento eficiente no que diz respeito a diversificação em sala de aula."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD4_ID12380_TB1439_29062022104749.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEONARDO SOUZA FIGUEREDO"
    "autor_nome_curto" => "LEONARDO"
    "autor_email" => "leonardosilva18011997@gma"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O ensino de Biologia é um desafio em todos os níveis educacionais, mas principalmente no Ensino Médio. Algo que tem sido realidade de quase todos os estudantes, desde crianças até adolescentes e que podem ser utilizadas como conhecimento prévio ou mesmo artefato educativo, são os jogos digitais, desde aqueles que se apresentam em formato de computador, até os mobiles (disponíveis para celular). Dessa forma, presente trabalho objetiva utilizar o jogo online League of Legend em sua versão mobili (Wild rift), como campo de explicação de conceitos de Ecologia, para alunos do Ensino Médio. Os alunos serão convidados a instalarem o jogo em seus celulares, aqueles que não conseguirem ou tiverem espaço acompanharão a aula (partida) pela tela do projetor que estaá refletindo o celular do professor. Durante a aula, assim como uma aula padrão e tradicional, os alunos estarão entrando em contato com conteúdos pragmáticos de Biologia, mais especificamente Ecologia. O principal diferencial em questão é o fato de que não haverá slide ou documento PDF sendo utilizado, mas sim um jogo que alguns deles já deve ter tido contato anteriormente. Usando o mapa do jogo como uma aula de campo, será explicado conceitos como: espécie, espécime, população, habitat, bioma, ecótono, etc. A utilização do jogo como ferramenta didática é sem sombra de dúvidas um elemento eficiente no que diz respeito a diversificação em sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.