NARRATIVA DIGITAL COMO PRÁTICA DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88658 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 1396 "inscrito_id" => 13135 "titulo" => "NARRATIVA DIGITAL COMO PRÁTICA DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA" "resumo" => "O presente artigo apresenta reflexões decorrentes da oferta do Curso de Extensão “Narrativa digital como prática de Mediação Pedagógica”, realizada no ano de 2021 para professores/as da educação básica das redes públicas de ensino e acadêmicos/as dos cursos de licenciatura. Esse curso integrou as atividades do programa de extensão “Redes Sociais e Escola: publicar, curtir e compartilhar” com o objetivo de desenvolver ações que proporcionassem a apropriação de tecnologias e mídias digitais no contexto escolar, refletindo sobre o uso crítico dessas distintas linguagens no desenvolvimento de práticas educativas contextualizadas no espaço-tempo em que vivemos. O curso foi realizado online com uma carga horária total de 32 horas. Para o desenvolvimento dessa proposta de formação continuada, partiu-se do entendimento de que uma narrativa digital ou digital storytelling significa, em sua essência, fazer uso de tecnologias digitais para contar estórias ou histórias. Sendo assim, considerando a diversidade de possibilidades de narrar fatos/histórias/estórias/conteúdos utilizando-se de distintas linguagens e tecnologias digitais e o cunho mediador que esse tipo de narrativa viabiliza, esse curso apresentou como objetivo propor reflexões em torno do conceito de narrativa digital como prática de mediação pedagógica, oportunizando refletir sobre o caráter mediador do uso de narrativas digitais no processo ensino-aprendizagem escolar. Conclui-se a partir dessa experiência que as ações proporcionaram espaços de apropriação de tecnologias digitais por meio da produção de narrativas, assim como reflexão sobre o potencial pedagógico e o caráter mediador das narrativas digitais nos processos de ensino-aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID13135_TB1396_06072022144104.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIDIANE GOEDERT" "autor_nome_curto" => "LIDIANE" "autor_email" => "lidianegoedert@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88658 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 1396 "inscrito_id" => 13135 "titulo" => "NARRATIVA DIGITAL COMO PRÁTICA DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA" "resumo" => "O presente artigo apresenta reflexões decorrentes da oferta do Curso de Extensão “Narrativa digital como prática de Mediação Pedagógica”, realizada no ano de 2021 para professores/as da educação básica das redes públicas de ensino e acadêmicos/as dos cursos de licenciatura. Esse curso integrou as atividades do programa de extensão “Redes Sociais e Escola: publicar, curtir e compartilhar” com o objetivo de desenvolver ações que proporcionassem a apropriação de tecnologias e mídias digitais no contexto escolar, refletindo sobre o uso crítico dessas distintas linguagens no desenvolvimento de práticas educativas contextualizadas no espaço-tempo em que vivemos. O curso foi realizado online com uma carga horária total de 32 horas. Para o desenvolvimento dessa proposta de formação continuada, partiu-se do entendimento de que uma narrativa digital ou digital storytelling significa, em sua essência, fazer uso de tecnologias digitais para contar estórias ou histórias. Sendo assim, considerando a diversidade de possibilidades de narrar fatos/histórias/estórias/conteúdos utilizando-se de distintas linguagens e tecnologias digitais e o cunho mediador que esse tipo de narrativa viabiliza, esse curso apresentou como objetivo propor reflexões em torno do conceito de narrativa digital como prática de mediação pedagógica, oportunizando refletir sobre o caráter mediador do uso de narrativas digitais no processo ensino-aprendizagem escolar. Conclui-se a partir dessa experiência que as ações proporcionaram espaços de apropriação de tecnologias digitais por meio da produção de narrativas, assim como reflexão sobre o potencial pedagógico e o caráter mediador das narrativas digitais nos processos de ensino-aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID13135_TB1396_06072022144104.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIDIANE GOEDERT" "autor_nome_curto" => "LIDIANE" "autor_email" => "lidianegoedert@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }