GOEDERT, Lidiane et al.. Narrativa digital como prática de mediação pedagógica. Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/88658>. Acesso em: 22/11/2024 01:09
O presente artigo apresenta reflexões decorrentes da oferta do Curso de Extensão “Narrativa digital como prática de Mediação Pedagógica”, realizada no ano de 2021 para professores/as da educação básica das redes públicas de ensino e acadêmicos/as dos cursos de licenciatura. Esse curso integrou as atividades do programa de extensão “Redes Sociais e Escola: publicar, curtir e compartilhar” com o objetivo de desenvolver ações que proporcionassem a apropriação de tecnologias e mídias digitais no contexto escolar, refletindo sobre o uso crítico dessas distintas linguagens no desenvolvimento de práticas educativas contextualizadas no espaço-tempo em que vivemos. O curso foi realizado online com uma carga horária total de 32 horas. Para o desenvolvimento dessa proposta de formação continuada, partiu-se do entendimento de que uma narrativa digital ou digital storytelling significa, em sua essência, fazer uso de tecnologias digitais para contar estórias ou histórias. Sendo assim, considerando a diversidade de possibilidades de narrar fatos/histórias/estórias/conteúdos utilizando-se de distintas linguagens e tecnologias digitais e o cunho mediador que esse tipo de narrativa viabiliza, esse curso apresentou como objetivo propor reflexões em torno do conceito de narrativa digital como prática de mediação pedagógica, oportunizando refletir sobre o caráter mediador do uso de narrativas digitais no processo ensino-aprendizagem escolar. Conclui-se a partir dessa experiência que as ações proporcionaram espaços de apropriação de tecnologias digitais por meio da produção de narrativas, assim como reflexão sobre o potencial pedagógico e o caráter mediador das narrativas digitais nos processos de ensino-aprendizagem.