Este artigo fruto da dissertação de Mestrado, em andamento “Assentamento Três Corações: um território de descendentes do analfabetismo” tem a finalidade de apresentar um levantamento de produções referentes à temática. A pesquisa realizada por meio da teoria histórico-cultural, sustentada pelo materialismo histórico-dialético, procedeu sua investigação, a partir do Portal Brasileiro de Acesso Aberto à Informação Científica (oasisbr), sob o pretexto de diagnosticar a oferta e a garantia da Educação de Jovens e Adultos (EJA), contudo a alfabetização, em assentamentos rurais do Brasil, nas últimas três décadas. A priori a pesquisa faz um recorte sobre o percurso histórico e posteriormente um mapeamento de obras na plataforma. Diante do levantamento produzido, foram observadas 3 dissertações, sendo 2 que versam prioritariamente no contexto do PRONERA, e 1 dissertação que dá subsídios para a compreensão da trajetória da EJA, sobretudo os altos índices de analfabetismo no Brasil e das políticas públicas contrapondo os interesses das populações campesinas. Tomando por base as análises produzidas, o campo da EJA, dentro da lógica da Educação do Campo tem sido alvo de avanços e retrocessos, principalmente no âmbito da alfabetização e carece de discussões fundamentadas em seus pressupostos teóricos, com o objetivo de garantir o direito ao acesso e à permanência de jovens, adultos e idosos na escola pública, consoante aos interesses da classe trabalhadora.