A Cenopoesia se expressa na articulação dialógica entre várias linguagens artísticas, saberes e experiências. Surgida nos anos 80, vem se expandindo em diferentes áreas do conhecimento como uma ferramenta pedagógica emancipatória e sendo protagonizada por pessoas, coletivos, movimentos populares e instituições com distintos enfoques cenopoéticos. Nesse sentido, o objetivo dessa pesquisa é cartografar performances e jogos de linguagem vivenciados por cenopoetas, levantando concepções, princípios e práticas educativas da cenopoesia. A proposta apresenta um recorte que pretende analisar elementos constitutivos da cenopoesia que contribuam para a efetivação de uma abordagem metodológica de pesquisa-intervenção. O estudo elucida a pesquisa como práxis dialógica partindo de concepção decolonial articulada à pragmática cultural, recorrendo aos estudos críticos da linguagem e aos construtos conceituais da cenopoesia. A metodologia tem enfoque qualitativo de abordagem interventiva e colaborativa valendo-se do método cartográfico e da educação popular. A pesquisa revela que a cenopoesia constitui-se artisticamente de forma híbrida, em práticas educativas que estabelecem processos de criação democrático e aberto, acolhendo diferentes formas de expressão, saberes, experiências e linguagens por meio de diálogo autônomo e amoroso. Entre seus princípios está a luta pela superação da excepcionalidade artística, de modo a restaurar a condição ontocriativa das pessoas, defendendo que a arte está em nós. Sua prática é caracterizada pela articulação de repertórios humanos e suas composições se efetivam por meio de diversos jogos de linguagem: poemas, canções, intervenções, práticas de cuidados, rituais, mapeadas como desafio de repente; roteiro cenopoético; intervenção cenopoética; vivência cenopoética; corredor cenopoético de cuidados; e cortejos cenopoéticos. Neste recorte, percebe-se o potencial da cenopoesia como facilitadora na produção de conhecimento dialógico apontando para o desenvolvimento de pesquisas engajadas com a transformação social e com a horizontalidade entre as pessoas envolvidas no pesquisar.