O ensino dos conteúdos de biologia celular, principalmente meiose e mitose, possuem caráter abstrato e de difícil compreensão pelos alunos, que são submetidos a aulas teóricas a partir da aplicação e descrição de desenhos sobre o assunto à base de memorização. O elemento lúdico, como um jogo, é um meio intrínseco do cotidiano que pode ser usado como forma de promover aulas mais dinâmicas, criativas e que estimulem a criatividade dos alunos. Assim, com o propósito de promover uma estratégia para fixação e revisão do conteúdo sobre divisão celular, os alunos em grupos, foram orientados a construir um jogo na forma de mapa mental interativo, onde as palavras chaves e figuras do mapa mental pudessem ser montadas em um tabuleiro. Após a criação e construção da atividade, os alunos foram reunidos em uma sala ampla onde pudessem dispor o jogo produzido e, em forma de rodízio por estação, cada grupo foi orientado a montar e avaliar o jogo construído pelas outras equipes. Para a avaliação as esquipes receberam um formulário impresso com perguntas abertas que objetivaram investigar a opinião dos alunos quanto a diversão em jogar, as dificuldades encontradas para jogar, a funcionalidade da atividade como revisão de conteúdo e sugestões para melhoria do jogo criado pelos colegas. Foram construídos 18 mapas mentais interativos. Todas as avaliações indicaram que a atividade funcionou como um instrumento de revisão. Somente uma equipe teve seu jogo avaliado como não interessante. A maioria das equipes não encontraram dificuldades para jogar, quando os alunos relataram dificuldades, estas baseavam-se em conseguir diferenciar os conceitos de cada uma das fases da meiose. Foi possível perceber que a vivência em jogar e avaliar a atividade criada pelos colegas foi prazerosa, estimulante e, principalmente, que favoreceu o processo de ensino aprendizagem.