Este artigo centra-se num estudo de caso sobre a interdisciplinaridade e possíveis dificuldades e desafios no ensino de Geografia e Matemática, devido a entraves encontrados em leituras e interpretações de gráficos em seus conteúdos nas turmas do 7º ano do Ensino Fundamental do Colégio Zuleide Constantino da cidade de Jaboatão dos Guararapes - Pe. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa, onde se tem como questão norteadora: Quais são as dificuldades que os alunos do 7º ano do EF possuem ao realizar a leitura e construção de gráficos nas disciplinas de Geografia e Matemática? Participaram desta pesquisa 22 educandos. A coleta de dados realizou-se por meio de questionários e observações em três momentos: o primeiro momento refere-se à compreensão de um gráfico e suas especificidades; no segundo momento, a leitura e interpretação dos dados por meio da entrega de textos de caráter geográfico; e o terceiro momento na construção interpretativa dos gráficos, em grupo, com base nos dados extraídos dos textos propostos. Após a construção e a apresentação dos gráficos, realizou-se um questionário sobre os principais aspectos referentes à atividade: grau de dificuldade; compreensão gráfica; a influência da utilização de gráficos para a compreensão textual, compreensão do conteúdo e construção do gráfico. Os resultados desvelam que os educandos apontam para a necessidade de atividades interdisciplinares que dialoguem os seus conteúdos, como em Geografia e Matemática, facilitando a compreensão, visto que houve uma elucidação significativa sobre a temática. Portanto, a Geografia em diversos conteúdos utiliza-se de conceitos e linguagens matemáticas, como a linguagem gráfica, que é um tipo de comunicação que dispõe de gráficos, imagens e expressões matemáticas para transmitir reflexões, ideias e observações. Sendo assim, a interdisciplinaridade aliada às disciplinas favoreceu uma maior compreensão dos conteúdos e temas propostos, possibilitando um ensino e aprendizagem adequado ao educando.