OLIVEIRA, Nayara Cardoso De. Contos e encantos africanos e afro-brasileiros. Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/90801>. Acesso em: 22/11/2024 08:16
Na Rede Municipal de Ensino de Santo Estevão, tem-se como prática pedagógica o costume de utilizar Projetos Institucionais de Leitura nas Escolas, com uso de variadas dinâmicas e níveis de ensino. Assim, fez-se necessário pensar nas leituras que são propostas e buscar incluir as questões étnico-raciais e a historia da cultura afro brasileira nas escolhas literárias. Considerando os experimentos de implementação da Lei 10.639/03 na Escola José de Jesus Rocha, localizada na zona rural do município, em conexão com os projetos de leitura, com a prática pedagógica e percepção de construção identitária à luz das discussões teóricas na perspectiva de uma educação antirracista, foi desenvolvido o projeto: “Contos e Encantos brasileiros e afro-brasileiros”, onde as escolhas literárias saíram dos habituais livros de contos de fadas, com príncipes e princesas brancas, com cabelos lisos, claros e compridos, sempre com personagens hegemônicos, e fomos à busca da construção de identidade que é iniciada na infância, pois ela vem se transformando constantemente, através do meio histórico e das relações pessoais, valorizando assim as crenças e valores de uma determinada cultura, sendo influenciadas pelos meios familiar e ambiente que vive. É necessário buscar apresentar as crianças essa forma de olhar o mundo, o viver, o pensar além dos olhares eurocêntricos, na perspectiva decolonial africana e afro-brasileira como sujeitos ativos históricos que estão em constante luta por seus direitos.