Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

USO DE SOFTWARES MATEMÁTICOS NA RESOLUÇÃO DE FUNÇÕES QUADRÁTICAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 89408
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2685
    "inscrito_id" => 11985
    "titulo" => "USO DE SOFTWARES MATEMÁTICOS NA RESOLUÇÃO DE FUNÇÕES QUADRÁTICAS"
    "resumo" => "Com a pandemia da Covid-19 faz-se necessário refletir e reformular as atuais práticas pedagógicas no ensino de matemática. Para este processo, é essencial uma série de informações e instruções referentes ao uso adequado das tecnologias que só fará sentido se forem proporcionados desafios que levem os acadêmicos a entender o que estão fazendo ou construindo, propiciando seu crescimento próprio, com o professor ou colega. Baseando-se nisso, propomos uma atividade que para ser realizada seria necessário a utilização de softwares matemáticos, como auxiliador para resolução dos exercícios sobre função quadrática. A atividade foi aplicada aos discentes do curso de Matemática V da Universidade do Estado da Bahia, Campus X. Como resultado da pesquisa, chegamos à conclusão de que o uso dos softwares foi bastante relevante, pois como prevíamos, eles auxiliaram principalmente na construção dos gráficos, que é um aspecto que confunde muito os alunos, assim como ajudaram nos demais pontos do conteúdo. Foi um trabalho satisfatório tanto para o professor quanto para a maioria dos alunos, sendo ele realizado via online, pelo portal Moodle.A utilização de ferramentas tecnológicas pelos professores em sala de aula facilita o ensino e aprendizagem e o mau uso dessas ferramentas poderá acarretar o resultado diferente. A inserção de recursos tecnológicos na escola amplia as metodologias para ensinar, tornando as aulas mais dinâmicas, prazerosas e criativas. Mesmo sabendo que nem todas as escolas possuem suporte tecnológico (um celular para cada aluno), vale afirmar que os softwares matemáticos devem ser inseridos em sala de aula, não só no ensino superior, mas nos anos finais do ensino fundamental e no Ensino Médio, uma vez que para entender os aplicativos também é necessário que o aluno compreenda o conteúdo.A utilização de ferramentas tecnológicas pelos professores em sala de aula facilita o ensino e aprendizagem e o mau uso dessas ferramentas poderá acarretar o resultado diferente. A inserção de recursos tecnológicos na escola amplia as metodologias para ensinar, tornando as aulas mais dinâmicas, prazerosas e criativas. Mesmo sabendo que nem todas as escolas possuem suporte tecnológico (um celular para cada aluno), vale afirmar que os softwares matemáticos devem ser inseridos em sala de aula, não só no ensino superior, mas nos anos finais do ensino fundamental e no Ensino Médio, uma vez que para entender os aplicativos também é necessário que o aluno compreenda o conteúdo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID11985_TB2685_09082022074750.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KARINE RODRIGUES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "KARINE RODRIGUE"
    "autor_email" => "krodrigues476@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 89408
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2685
    "inscrito_id" => 11985
    "titulo" => "USO DE SOFTWARES MATEMÁTICOS NA RESOLUÇÃO DE FUNÇÕES QUADRÁTICAS"
    "resumo" => "Com a pandemia da Covid-19 faz-se necessário refletir e reformular as atuais práticas pedagógicas no ensino de matemática. Para este processo, é essencial uma série de informações e instruções referentes ao uso adequado das tecnologias que só fará sentido se forem proporcionados desafios que levem os acadêmicos a entender o que estão fazendo ou construindo, propiciando seu crescimento próprio, com o professor ou colega. Baseando-se nisso, propomos uma atividade que para ser realizada seria necessário a utilização de softwares matemáticos, como auxiliador para resolução dos exercícios sobre função quadrática. A atividade foi aplicada aos discentes do curso de Matemática V da Universidade do Estado da Bahia, Campus X. Como resultado da pesquisa, chegamos à conclusão de que o uso dos softwares foi bastante relevante, pois como prevíamos, eles auxiliaram principalmente na construção dos gráficos, que é um aspecto que confunde muito os alunos, assim como ajudaram nos demais pontos do conteúdo. Foi um trabalho satisfatório tanto para o professor quanto para a maioria dos alunos, sendo ele realizado via online, pelo portal Moodle.A utilização de ferramentas tecnológicas pelos professores em sala de aula facilita o ensino e aprendizagem e o mau uso dessas ferramentas poderá acarretar o resultado diferente. A inserção de recursos tecnológicos na escola amplia as metodologias para ensinar, tornando as aulas mais dinâmicas, prazerosas e criativas. Mesmo sabendo que nem todas as escolas possuem suporte tecnológico (um celular para cada aluno), vale afirmar que os softwares matemáticos devem ser inseridos em sala de aula, não só no ensino superior, mas nos anos finais do ensino fundamental e no Ensino Médio, uma vez que para entender os aplicativos também é necessário que o aluno compreenda o conteúdo.A utilização de ferramentas tecnológicas pelos professores em sala de aula facilita o ensino e aprendizagem e o mau uso dessas ferramentas poderá acarretar o resultado diferente. A inserção de recursos tecnológicos na escola amplia as metodologias para ensinar, tornando as aulas mais dinâmicas, prazerosas e criativas. Mesmo sabendo que nem todas as escolas possuem suporte tecnológico (um celular para cada aluno), vale afirmar que os softwares matemáticos devem ser inseridos em sala de aula, não só no ensino superior, mas nos anos finais do ensino fundamental e no Ensino Médio, uma vez que para entender os aplicativos também é necessário que o aluno compreenda o conteúdo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID11985_TB2685_09082022074750.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KARINE RODRIGUES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "KARINE RODRIGUE"
    "autor_email" => "krodrigues476@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Com a pandemia da Covid-19 faz-se necessário refletir e reformular as atuais práticas pedagógicas no ensino de matemática. Para este processo, é essencial uma série de informações e instruções referentes ao uso adequado das tecnologias que só fará sentido se forem proporcionados desafios que levem os acadêmicos a entender o que estão fazendo ou construindo, propiciando seu crescimento próprio, com o professor ou colega. Baseando-se nisso, propomos uma atividade que para ser realizada seria necessário a utilização de softwares matemáticos, como auxiliador para resolução dos exercícios sobre função quadrática. A atividade foi aplicada aos discentes do curso de Matemática V da Universidade do Estado da Bahia, Campus X. Como resultado da pesquisa, chegamos à conclusão de que o uso dos softwares foi bastante relevante, pois como prevíamos, eles auxiliaram principalmente na construção dos gráficos, que é um aspecto que confunde muito os alunos, assim como ajudaram nos demais pontos do conteúdo. Foi um trabalho satisfatório tanto para o professor quanto para a maioria dos alunos, sendo ele realizado via online, pelo portal Moodle.A utilização de ferramentas tecnológicas pelos professores em sala de aula facilita o ensino e aprendizagem e o mau uso dessas ferramentas poderá acarretar o resultado diferente. A inserção de recursos tecnológicos na escola amplia as metodologias para ensinar, tornando as aulas mais dinâmicas, prazerosas e criativas. Mesmo sabendo que nem todas as escolas possuem suporte tecnológico (um celular para cada aluno), vale afirmar que os softwares matemáticos devem ser inseridos em sala de aula, não só no ensino superior, mas nos anos finais do ensino fundamental e no Ensino Médio, uma vez que para entender os aplicativos também é necessário que o aluno compreenda o conteúdo.A utilização de ferramentas tecnológicas pelos professores em sala de aula facilita o ensino e aprendizagem e o mau uso dessas ferramentas poderá acarretar o resultado diferente. A inserção de recursos tecnológicos na escola amplia as metodologias para ensinar, tornando as aulas mais dinâmicas, prazerosas e criativas. Mesmo sabendo que nem todas as escolas possuem suporte tecnológico (um celular para cada aluno), vale afirmar que os softwares matemáticos devem ser inseridos em sala de aula, não só no ensino superior, mas nos anos finais do ensino fundamental e no Ensino Médio, uma vez que para entender os aplicativos também é necessário que o aluno compreenda o conteúdo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.