Essa pesquisa tem como objetivo reconhecer as contribuições dos conhecimentos formativos e produção dos materiais manipuláveis possibilitados pelo PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa), como uma estratégia de Alfabetização Matemática inovadora e significativa à práxis dos professores do I Ciclo do Ensino Fundamental. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa, sendo que a técnica adotada para a coleta de dados é a pesquisa documental, o questionário semiestruturado e entrevista através de grupo focal direcionado aos professores alfabetizadores. O estudo será realizado através da ressignificação da alfabetização Matemática a partir das contribuições formativas do PNAIC: um resgate do material concreto manipulável como estratégia de ensino no município de Jauru. Para a análise dos dados, será utilizada a análise de conteúdo, seguindo os critérios rigorosos de análise definidos por Bardin (2021). Quanto aos resultados esperados nesta pesquisa, almeja permitir aos professores dos anos iniciais a possibilidade de um olhar reflexivo e práticas pedagógicas inovadoras e efetivamente transformadoras, utilizando os materiais concretos manipuláveis como estratégia metodológica, tornando as aulas de Matemática mais atrativas, prazerosas e significantes para os alunos e, dessa forma, contribuindo para o protagonismo do aluno na construção do conhecimento matemático e os benefícios e contribuições serão a reflexão sobre o fazer pedagógico na alfabetização matemática nos anos iniciais de forma efetivamente significativa, crítica e emancipatória.