O presente trabalho pretende se debruçar nos pontos contidos nos discursos e perspectivas do italiano Antonio Gramsci (2001) e o francês Pierre Bourdieu (1989), no que tange a pedagogia tradicional. Dentro desta análise o foco será, a priori, conhecer esses autores e os escritos sobre os componentes educacionais como o conteúdo e a maneira de aplicá-lo. Outrossim, é fundamental perceber como esses autores viam a educação em seu contexto concreto e como o pensamento deles corroborou para uma análise crítica à pedagogia tradicional. Para tanto, objetiva-se compreender as semelhanças de pensamento dentro do campo pedagógico entre Gramsci e Bourdieu. Ademais, entender como as contribuições deles tornam o campo pedagógico melhor no sentido de alinhar o conteúdo à realidade a fim de enfrentar o sistema reprodutivista, tecnicista e alienante advindo como prerrogativa do sistema capitalista. Nesse segmento, como metodologia foi utilizada uma pesquisa de cunho bibliográfico (GIL, 2002) acerca das principais obras educacionais de Gramsci (2001) e Bourdieu (1989), além de outros autores/autoras que suplementam a discussão trazendo os próprios elementos defendidos por Gramsci como a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), o Materialismo Histórico e Dialético (MHD) e Bourdieu com a apresentação da escola conservadora e os dilemas inseridos nela. A leitura desses escritos surgem com o intuito de possibilitar uma educação libertadora como a que é proposta na escola unitária de Gramsci. Nesse movimento, ao propor esta temática é pretendido obter como resultado, em síntese, o questionamento de como é possível melhorar a educação no sentido de educar para além da formação profissional, pois o resultado em si, só será concreto quando a educação passar a formar seres críticos, autônomos, exatamente o oposto do que é fornecido pela pedagogia tradicional, criticada por Saviani (2015). Por fim, é possível afirmar que como desdobramento, suscitar o interesse e crítica dos leitores e leitoras.