MELO, Iranira Geminiano De et al.. Para além do jardim: a cultura corporal de movimento. Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/90324>. Acesso em: 22/12/2024 22:11
Jardim é um termo aqui utilizado no sentido de considerar o espaço ‘quadra poliesportiva’ um lugar de ensino e aprendizagem agradável. Nesse sentido, o texto apresenta uma reflexão a respeito da necessidade de considerar esse jardim um lugar privilegiado de respeito às diferenças em contraste à busca da perfeição atlética. Metodologicamente, a partir de uma pesquisa bibliográfica buscou-se construir um texto reflexivo a partir das leituras e diálogos realizados na disciplina “Educação Escolar: história, organização, diferenças e interculturalidades”, do Doutorado Profissional em Educação Escolar – PPGEEProf/UNIR, e outras leituras de cunho sociofilosófico, desenvolvidas sobre a temática. Evidencia-se algumas contradições como a Educação Física centrada no esporte práticas pedagógicas que coadunam com um currículo dinâmico, múltiplo, valorizador da experiência, considerando o conhecimento como resultado de interpretações forjadas em processo interminável de diferenças e multiplicações. Na abordagem esportivista corre-se o risco de aulas excludentes, destruidoras de sonhos e centrada nas habilidades físicas e capacidades motoras, enquanto na perspectiva de diferenças e multiplicações a cultura corporal de movimento é considerada em suas incomensuráveis possibilidades de vivências das práticas corporais. Considera-se que, as aulas de Educação Física escolar podem ser desenvolvidas na perspectiva de um currículo dançante, em uma multiplicidade movimentos e de reescrita e ressignificação dessas práticas corporais.