Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL COMO PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Nesta comunicação apresentamos algumas das atividades desenvolvidas por educandos (as) do curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade Acadêmica de Carangola durante a atividade de Prática de Formação Docente (PFD) vinculada à disciplina Metodologia do Ensino de História que foi desenvolvida no segundo semestre letivo do ano de 2021. Para desenvolver as atividades propostas na PFD, os educandos (as) identificaram os elementos que constituem e/ou que poderiam constituir o patrimônio cultural das localidades em que vivem e apresentaram um elemento do patrimônio cultural de natureza material e um elemento do patrimônio cultural de natureza imaterial. Para apresentar cada um dos elementos que constituem o patrimônio cultural, os (as) educandos (as) utilizaram fontes que evidenciaram o valor histórico, social, emocional e/ou cultural que os elementos indicados possuem para os grupos sociais que vivem nos locais estudados. Após identificarem os elementos do patrimônio cultural, foram elaboradas Sequências Didáticas sobre os elementos que compõem o patrimônio cultural de natureza material e/ou imaterial para serem desenvolvidas durante o ensino de História nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Acredita-se que o trabalho com a educação patrimonial durante o ensino de História nos anos iniciais do Ensino Fundamental contribuirá para situar as crianças no tempo e no espaço em que vivem, pois ao conhecerem aspectos do passado, elas poderão estabelecer correlações com o tempo presente ao promover práticas pedagógicas que favoreçam o conhecimento de suas origens, culturas e tradições a partir do estudo de elementos presentes em seus espaços imediatos de vivência.

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