A Educação Física com seus conteúdos ou ferramentas pedagógicas, em uma trajetória prevista na escola, vem compondo um novo cenário de ensino e aprendizagem, alicerçado em metodologias de ensino que agreguem a elaboração e significados dentro do esquema psicomotriz na educação infantil. Uma formação de alunos que por meio do saber fazer e pensar, utilizando-se das ferramentas pedagógicas, compreendam sobre sua importância e que no decorrer da trajetória na escola, alicercem a compreensão e entendimento sobre qualidade de vida, importância da prática de exercícios físicos e, principalmente, da manutenção de uma prática desportiva ou atividade física, ou seja, do movimentar-se para a vida, educando-se para o movimento. A Educação Física contribuí na formação dos indivíduos para que compreendam a necessidade do movimento, enquanto cultura, ética e aprendizado, desempenhando o papel da escola como fundamental no sentido de educar e conscientizar os discentes para as diversas práticas que a cultura corporal de movimento pode proporcionar. Dessa forma, a educação física como ciência procura entender a materialização do movimento corporal e das condições funcionais deste corpo em relação ao espaço e ao tempo. Quando vinculada com a Capoeira trás em sua essência, a facilitação da tradição milenar originária da cultura negra, reverenciando suas origens vinculadas ao processo de ensino aprendizagem entre os indivíduos. Contudo, a psicomotricidade traz uma relação do corpo por meio das funções motoras e psicoafetivas, possibilitando o desenvolvimento do corpo de forma criativa e expressiva.