A CAPOEIRA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA: CONTRIBUIÇÕES POR MEIO DO CONHECIMENTO PSICOMOTRIZ
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88636 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 1358 "inscrito_id" => 11557 "titulo" => "A CAPOEIRA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA: CONTRIBUIÇÕES POR MEIO DO CONHECIMENTO PSICOMOTRIZ" "resumo" => "A Educação Física com seus conteúdos ou ferramentas pedagógicas, em uma trajetória prevista na escola, vem compondo um novo cenário de ensino e aprendizagem, alicerçado em metodologias de ensino que agreguem a elaboração e significados dentro do esquema psicomotriz na educação infantil. Uma formação de alunos que por meio do saber fazer e pensar, utilizando-se das ferramentas pedagógicas, compreendam sobre sua importância e que no decorrer da trajetória na escola, alicercem a compreensão e entendimento sobre qualidade de vida, importância da prática de exercícios físicos e, principalmente, da manutenção de uma prática desportiva ou atividade física, ou seja, do movimentar-se para a vida, educando-se para o movimento. A Educação Física contribuí na formação dos indivíduos para que compreendam a necessidade do movimento, enquanto cultura, ética e aprendizado, desempenhando o papel da escola como fundamental no sentido de educar e conscientizar os discentes para as diversas práticas que a cultura corporal de movimento pode proporcionar. Dessa forma, a educação física como ciência procura entender a materialização do movimento corporal e das condições funcionais deste corpo em relação ao espaço e ao tempo. Quando vinculada com a Capoeira trás em sua essência, a facilitação da tradição milenar originária da cultura negra, reverenciando suas origens vinculadas ao processo de ensino aprendizagem entre os indivíduos. Contudo, a psicomotricidade traz uma relação do corpo por meio das funções motoras e psicoafetivas, possibilitando o desenvolvimento do corpo de forma criativa e expressiva." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID11557_TB1358_27072022164200.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACIEL ANTONIO SANTOS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JACIEL ANTONIO" "autor_email" => "jaciel.antonio@ufpe.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88636 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 1358 "inscrito_id" => 11557 "titulo" => "A CAPOEIRA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA: CONTRIBUIÇÕES POR MEIO DO CONHECIMENTO PSICOMOTRIZ" "resumo" => "A Educação Física com seus conteúdos ou ferramentas pedagógicas, em uma trajetória prevista na escola, vem compondo um novo cenário de ensino e aprendizagem, alicerçado em metodologias de ensino que agreguem a elaboração e significados dentro do esquema psicomotriz na educação infantil. Uma formação de alunos que por meio do saber fazer e pensar, utilizando-se das ferramentas pedagógicas, compreendam sobre sua importância e que no decorrer da trajetória na escola, alicercem a compreensão e entendimento sobre qualidade de vida, importância da prática de exercícios físicos e, principalmente, da manutenção de uma prática desportiva ou atividade física, ou seja, do movimentar-se para a vida, educando-se para o movimento. A Educação Física contribuí na formação dos indivíduos para que compreendam a necessidade do movimento, enquanto cultura, ética e aprendizado, desempenhando o papel da escola como fundamental no sentido de educar e conscientizar os discentes para as diversas práticas que a cultura corporal de movimento pode proporcionar. Dessa forma, a educação física como ciência procura entender a materialização do movimento corporal e das condições funcionais deste corpo em relação ao espaço e ao tempo. Quando vinculada com a Capoeira trás em sua essência, a facilitação da tradição milenar originária da cultura negra, reverenciando suas origens vinculadas ao processo de ensino aprendizagem entre os indivíduos. Contudo, a psicomotricidade traz uma relação do corpo por meio das funções motoras e psicoafetivas, possibilitando o desenvolvimento do corpo de forma criativa e expressiva." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID11557_TB1358_27072022164200.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACIEL ANTONIO SANTOS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JACIEL ANTONIO" "autor_email" => "jaciel.antonio@ufpe.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }