Este trabalho se baseia na importância da participação das famílias na vida escolar dos alunos e tem como objetivo relatar as ações pelas quais se busca conscientizá-las sobre o quão favorável, ao desenvolvimento integral do sujeito, é a sua participação ativa na escola, por meio do incentivo ao fortalecimento desse laço. Foi realizada, nas escolas municipais de Riachos das Almas, PE, uma coleta de dados com análise qualitativa, em forma de entrevista aberta com professores sobre a participação das famílias na vida escolar dos estudantes, bem como uma triagem do desenvolvimento daqueles que apresentam algum tipo de dificuldade. A partir disto, percebeu-se que a qualidade da evolução dos alunos é proporcional à medida que suas famílias se envolvem nesse processo. Sendo assim, buscou-se implementar um programa que envolva a comunidade escolar e, também, toda comunidade riachense por meio da criação da identidade visual do programa, divulgação dele pela rádio da cidade, distribuição de infográfico nos estabelecimentos comerciais e instituições públicas, distribuição da cartilha interativa a todos os alunos matriculados na rede, momentos de participação de membros das famílias na escola, sala de aula e na biblioteca municipal, além de um prêmio em dinheiro e da feira municipal para culminância anual do programa.