Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EXPERIMENTAÇÃO MEDIANTE VÍDEOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE SOLUÇÕES QUÍMICAS DURANTE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 89285
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2529
    "inscrito_id" => 14612
    "titulo" => "A EXPERIMENTAÇÃO MEDIANTE VÍDEOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE SOLUÇÕES QUÍMICAS DURANTE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL"
    "resumo" => "Atividades experimentais têm sua importância reconhecida para o ensino de química pois são ferramentas eficientes para auxiliar na compreensão macroscópica de fenômenos que ocorrem microscopicamente e, no contexto da pandemia de Covid-19, em que o modelo de ensino remoto foi adotado, é essencial buscar alternativas para realização de tais atividades. Neste sentido, o presente trabalho buscou investigar a eficácia da experimentação mediante vídeos como uma ferramenta de ensino das soluções químicas em tempos de aulas remotas. A pesquisa foi realizada com 78 alunos do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Professor Antônio Dantas, instituição pública de ensino localizada no município de Apodi-RN. O presente trabalho caracteriza-se como pesquisa descritiva e com abordagem qualitativa e quantitativa. O desenvolvimento da pesquisa teve início a partir da produção e disponibilização de vídeo contendo demonstrações de experimentos relativos às soluções químicas. Na sequência foi disponibilizado um questionário virtual para compreender as visões dos estudantes acerca da importância e das formas de utilização das atividades experimentais no ensino de química. Os dados obtidos permitiram concluir que, na visão dos estudantes, as atividades experimentais são fundamentais para o ensino da química e que, apesar do seu valor, a demonstração de experimentos através de vídeos não se configura como a melhor estratégia de ensino, pois dessa forma, o aluno participa como um mero expectador do processo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID14612_TB2529_30112022221536.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRÉ LUCAS SANTOS DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ANDRÉ OLIVEIRA"
    "autor_email" => "andrelucasso20@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 89285
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2529
    "inscrito_id" => 14612
    "titulo" => "A EXPERIMENTAÇÃO MEDIANTE VÍDEOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE SOLUÇÕES QUÍMICAS DURANTE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL"
    "resumo" => "Atividades experimentais têm sua importância reconhecida para o ensino de química pois são ferramentas eficientes para auxiliar na compreensão macroscópica de fenômenos que ocorrem microscopicamente e, no contexto da pandemia de Covid-19, em que o modelo de ensino remoto foi adotado, é essencial buscar alternativas para realização de tais atividades. Neste sentido, o presente trabalho buscou investigar a eficácia da experimentação mediante vídeos como uma ferramenta de ensino das soluções químicas em tempos de aulas remotas. A pesquisa foi realizada com 78 alunos do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Professor Antônio Dantas, instituição pública de ensino localizada no município de Apodi-RN. O presente trabalho caracteriza-se como pesquisa descritiva e com abordagem qualitativa e quantitativa. O desenvolvimento da pesquisa teve início a partir da produção e disponibilização de vídeo contendo demonstrações de experimentos relativos às soluções químicas. Na sequência foi disponibilizado um questionário virtual para compreender as visões dos estudantes acerca da importância e das formas de utilização das atividades experimentais no ensino de química. Os dados obtidos permitiram concluir que, na visão dos estudantes, as atividades experimentais são fundamentais para o ensino da química e que, apesar do seu valor, a demonstração de experimentos através de vídeos não se configura como a melhor estratégia de ensino, pois dessa forma, o aluno participa como um mero expectador do processo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID14612_TB2529_30112022221536.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRÉ LUCAS SANTOS DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ANDRÉ OLIVEIRA"
    "autor_email" => "andrelucasso20@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Atividades experimentais têm sua importância reconhecida para o ensino de química pois são ferramentas eficientes para auxiliar na compreensão macroscópica de fenômenos que ocorrem microscopicamente e, no contexto da pandemia de Covid-19, em que o modelo de ensino remoto foi adotado, é essencial buscar alternativas para realização de tais atividades. Neste sentido, o presente trabalho buscou investigar a eficácia da experimentação mediante vídeos como uma ferramenta de ensino das soluções químicas em tempos de aulas remotas. A pesquisa foi realizada com 78 alunos do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Professor Antônio Dantas, instituição pública de ensino localizada no município de Apodi-RN. O presente trabalho caracteriza-se como pesquisa descritiva e com abordagem qualitativa e quantitativa. O desenvolvimento da pesquisa teve início a partir da produção e disponibilização de vídeo contendo demonstrações de experimentos relativos às soluções químicas. Na sequência foi disponibilizado um questionário virtual para compreender as visões dos estudantes acerca da importância e das formas de utilização das atividades experimentais no ensino de química. Os dados obtidos permitiram concluir que, na visão dos estudantes, as atividades experimentais são fundamentais para o ensino da química e que, apesar do seu valor, a demonstração de experimentos através de vídeos não se configura como a melhor estratégia de ensino, pois dessa forma, o aluno participa como um mero expectador do processo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.