O artigo procura abordar a importância das relações sócio emocionais no ambiente escolar, tendo como grande impacto as diversas doenças emocionais e psicológicas que afetam a sociedade, a atenção da escola atualmente não deve focar apenas no desenvolvimento intelectual de jovens e crianças, mas, deve contemplar o seu desenvolvimento social e emocional. Ao longo do texto são explorados a importância das emoções no ambiente escolar como meios de subsidiar melhorias na interação afetiva entre todos os seus componentes, esta pesquisa foi desenvolvida em bases filosóficas e teóricas de importantes pesquisadores na área educacional, tendo como aporte teórico, os respectivos autores como: Jean Piaget (1896-1980), Lev Vygotsky (1896-1934) e Henri Wallon (1879-1962) e dentre outros que destacam importantes referenciais pedagógicos que auxiliam no processo de interação sócio emocional e afetivo no ambiente escolar. Os resultados obtidos demonstram uma prevalência de estratégias significativas em relação a inserção de novas práticas e ações pedagógicas que valorizam as emoções e a afetividade no contexto escolar.