A presente investigação é fruto de uma inquietação da pesquisadora em relação às práticas curriculares em grande parte das Escolas de Ensino Médio brasileiro e da tentativa de compreensão acerca das semelhanças/divergências no aspecto da flexibilização curricular nas reformas recentes no ensino secundário português(2017) e no ensino médio brasileiro(2017). Sendo o currículo uma construção social, cultural e ideológica e de extrema importância para o desenvolvimento de cada cidadão quer em termos pessoais, quer em termos sociais e profissionais, compreender como se configura a dita flexibilização curricular” característica presente em ambas as reformas. O presente estudo pretende identificar os desafios e as possibilidades da flexibilização curricular tanto para o desenvolvimento curricular como para a melhoria da ação docente e a consequente reinvenção criativa e crítica desse nível de ensino. A aprovação do Perfil do Aluno á saida e do documento das Aprendizagens Essenciais, em Portugal e sobretudo da aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no Brasil , nos permitirá apresentar, ainda que de forma sucinta, um panorama sobre o ensino secundário português e o ensino médio brasileiro , para analisarmos os aspectos mais importantes das duas reformas . A intenção não é elaborar juízos de valores sobre esse nível de escolaridade nos dois países, mas compreender as semelhanças (pontos) e divergências (contrapontos) no aspecto referido, considerando que as ditas“reformas viajantes ou transnacionais” guardam conceitos, concepções e ideias semelhantes, por serem impostas por organismos transnacionais.